Segundo Engelhorn, os calibres (diâmetros) da safena interna ou magna estão diretamente relacionados à sua insuficiência vascular. Diâmetros de pelo menos 9 mm ao nível da croça, 7 mm na coxa e 5 mm na perna estão associados a refluxo (insuficiência) em 100% dos casos.
Ela é uma das responsáveis por levar o sangue dos pés, pernas e coxas de volta ao coração. Essa veia se forma ao nível do tornozelo e percorre toda a perna pela face medial (“parte de dentro da perna”) e termina ao nível da virilha, onde ela desemboca na veia femoral, a principal e maior veia dos membros inferiores.
Veias safenas. As veias safenas são as principais veias superficiais. A veia safena interna (ou magna), inicia-se próximo ao tornozelo (maléolo medial) e tem trajeto pelo lado interno da perna e coxa, terminando numa veia profunda, a veia femoral, na altura da virilha.
Veia femoral leva ao coração todo o sangue que sai da perna, diz médico. Ferimento profundo pode matar uma pessoa em até 20 minutos.
As artérias subclávias esquerda e direita são responsáveis por levar o sangue até os membros superiores. Localiza-se embaixo da clavícula. A artéria subclávia direita origina-se do tronco braquiocefálico, enquanto a subclávia esquerda origina-se diretamente do arco da aorta.
A artéria braquial percorre a face medial do úmero até o cotovelo, nesse trajeto emite as artérias: braquial profunda que nutre o músculo tríceps braquial; colateral ulnar que irriga a parte caudal do antebraço; e braquial superficial que nutre a parte cranial do antebraço.