Os primeiros registros dos sistemas de numeração. Os números foram criados, ao longo da história, diante da necessidade do homem, pois precisavam de uma forma de representar as quantidades. As primeiras representações numéricas apareceram em razão da necessidade de se fazer a contagem dos animais, por exemplo.
a) Os sistemas de numeração reconhecidos mundialmente são o Indo-arábico, o Egípcio,o Maia,o Babilônico e o Romano.
Regras de utilização dos Números Romanos As letras I, X, C e M são agrupadas somente seguidas por três vezes, por exemplo: III = 3; XXX = 30. Letras iguais somam-se os valores, por exemplo: II = 2; XX = 20. Duas letras diferentes com o menor antes do maior, subtraem-se os seus valores, por exemplo: IV = 4; IX = 9.
No sistema de numeração romano não há um símbolo para representar o número zero. Para representar quantidades, os símbolos eram escritos lado a lado, segundo algumas regras....Números romanos.
A razão pela qual o 49 não foi escrito como IL na numeração Romana, é porque, uma das regras para a formação de numeros estabelece que, o símbolo I só pode subtrair aos simbolos V e X.
A regra diz que temos que subtrair do seu valor e assim obter o número quarenta e cinco (45), mas isto é incorreto. A maneira correta de escrever o número quarenta e cinco (45) em algarismos romano é XLV, porque com o símbolo cinco (V) não podemos realizar operação de subtração mas somente de soma.