Podemos definir sincretismo como qualquer prática religiosa que provém da fusão de outras. O sincretismo religioso tem suas maiores expressões no Brasil por uma simples questão histórica: a colonização e a formação do povo brasileiro.
Os adeptos tiveram que associar a imagem dos orixás aos santos da Igreja Católica para burlar a doutrinação cristã. Essa relação é chamada de sincretismo – junção de doutrinas religiosas e reinterpretação das normas.
É comumente representado segurando um bebê branco, devido ao milagre a ele atribuído de ressuscitar a criança. Benedito é reconhecido como portador do Espirito Santo, pois realizava muitas profecias, era vidente. No Candomblé e Umbanda é sincretizado com Ossain, conhecedor das plantas e orações com poder de cura.
Sincretismo na Umbanda O sincretismo ocorre tanto em nível doutrinal com elementos do monoteísmo, reencarnação e figuras a serem cultuadas, como no aspecto exterior, pois suas celebrações ocorrem numa Casa ou Terreiro.
Santo do raio, do trovão, da justiça e do fogo. Costuma se dizer que São Jerônimo, que no sincretismo religioso corresponde ao orixá Xangô, castiga os mentirosos, os ladrões e malfeitores.
No dia 24 de junho se comemora o dia de Xangô (Shango, em Yorùbá), deus cultuado no Candomblé e na Umbanda. Este Orixá rege a justiça e o equilíbrio, seu elemento é o fogo e seu ponto de força está nas pedreiras e montanhas. Pelo sincretismo religioso presente na Umbanda, também é comemorado o dia de São João Batista.
Nas tradições da igreja católica, o orixá Oxóssi é sincretizado com São Sebastião, sendo homenageado no dia 20 de janeiro. Entretanto, no estado da Bahia, ele também é sincretizado com São Jorge, Santo reconhecido pela força e garra, e por enfrentar tudo que venha pela frente.
Oxóssi ou Oxoce é o orixá da caça, florestas, dos animais, da fartura, do sustento. ... É um orixá de contemplação, amante das artes e das coisas belas. É o caçador de axé, aquele que busca as coisas boas para um ilé, aquele que caça as boas influências e as energias positivas.
Ogum – São Jorge. Oxóssi – São Sebastião ou Santo Antônio. Xangô – São Pedro ou São Jerônimo.
Os filhos de Oxossi gostam de ficar e viver sozinhos. São muito desconfiados e cautelosos com amizades e relacionamentos, demoram a confiar nas pessoas pois têm um respeito muito grande pelas amizades, quando se tornam amigos é para sempre. Quando se apegam à alguém, divide tudo o que tem, mas demoram a se apegar.
Para o Candomblé Oxossi é o Orixá que dá sustento ao corpo através dos alimentos. Por isso os antigos Candomblecistas o reverenciavam em Junho no dia dedicado a Corpus Christi. Oferenda: No Candomblé Asoso (milho cozido com coco) e na Umbanda frutas e vinho tinto.
Milho Assado para Oxóssi | Oferenda de Orixá Asse as espigas preferencialmente sobre a brasa de carvão. Fatie o coco finamente. Depois de bem assadas, arranje as espigas sobre as palhas no alguidar; cubra com as fatias de coco e regue com bastante melado fazendo uma espiral do centro para a borda.
O grande padroeiro da sabedoria e do conhecimento fica muito satisfeito com velas brancas, verdes ou rosas. Também adora que lhe ofereçam cerveja, vinho doce e licor de caju, bem como flores do campo e frutas. Para ter efeito, as oferendas devem ser depositadas em bosques ou matas.
Axoxô ou oxoxô é um prato típico da cozinha afro-baiana e também uma comida ritual dos orixás Oxóssi, Ogum e Olocum no candomblé e umbanda. Possui duas versões: uma consistindo em milho vermelho cozido, e outra em feijão-fradinho com carne-seca, cebola, pimenta-do-reino, cheiro-verde, tomate e pimentão.
Filho de Oxóssi não come milho vermelho, nem milho verde. Evitar carne de pato (quizila de Iemanjá). Evitar carne de ganso (quizila de Oxumarê). Não comer carne de pombo ou galinha D'angola.
Preparo: Cozinhe o milho vermelho somente em água e deixe esfriar. Escoe a água, coloque no alguidar, regue com bastante melado fazendo uma espiral do centro para a borda e cubra por cima com fatias finas de coco. obs: algumas casas aceitam usar mel para Oxóssi mas, via de regra, use o melado de cana.