A Vila Vargas, comunidade do Bairro Vargas, é uma das mais antigas de Sapucaia do Sul.
A cidade também faz divisa com os municípios de São Leopoldo, Novo Hamburgo, Esteio, Nova Santa Rita e Portão. Sapucaia do Sul é banhada pelo Rio dos Sinos e Arroio José Joaquim.
A origem do nome Sapucaia deve-se à existência, no local, de grande quantidade de árvores conhecidas por Sapucaias, que tem origem no termo indígena yaçapucaí. As primeiras penetrações verificadas nas terras do atual município de Sapucaia datam do início do século XIX.
Câmara Municipal de Sapucaia do Sul
A sapucaia (nome científico: Lecythis pisonis) é uma árvore brasileira que vai do Ceará ao Rio de Janeiro, com bastante predominância nos estados do Espírito Santo e Bahia e são encontradas na Amazônia e na mata atlântica.
Sapucaí – Do Tupi Guarani sapucaia-i = rio do galo ou rio que grita.
A cabaça (coco) da sapucaia é preenchida de água pelas populações locais de onde a árvore cresce, para ser usada como remédio natural contra diabetes, pois dizem que ela regula o açúcar no sangue. ... Esta água, conforme o conhecimento popular, também atua como anti-inflamatório.
Ele explica que a sapucaia é muito usada como remédio natural. “Aqui na região, a cabaça, quando nova, assim que cai serve para armazenar água, que vai sendo usada em pequenas quantidades contra diabetes e como anti-inflamatório".
Castanha de sapucaia na cozinha O ingrediente pode substituir todos os preparos em que a castanha-do-pará costuma ser utilizada, sejam eles salgados ou doces. “Ela tem infinitas possibilidades de uso, tanto na guarnição de algum prato como na forma de farinha para bolos e biscoitos.
O Sapoti é o fruto do Sapotizeiro, que pode ser utilizado na fabricação de xaropes, compota, refrescos e geleias. Além disso, sua árvore pode ser utilizada como remédio para tratar febre e retenção de líquidos.
Frutos: pixídio lenhoso, deiscente, com opérculo contendo sementes angulosas, duras. O fruto pesa de 1 a 2,5 kg, com 14 a 40 sementes. Essas são comestíveis, chamadas amêndoas, com um tegumento que a recobre e é retirado para consumo, que pode ser ao natural ou torrado, rico em proteínas, fibras e selênio.
Sua semente é chamada de castanha-de-sapucaia....Descrição
Como fazer mudas de Sapucaia Suas sementes (castanhas) germinam sozinhas na terra argilosa facilmente depois de 40-70 dias que tiveram caído das árvores. O melhor é semear as sementes até 1 mês depois delas terem sido recolhidas.
O sapoti é o fruto do sapotizeiro (Manilkara zapota L.), uma planta nativa do sul do México e da América Central. Muito apreciado in natura, esse fruto é cultivado em várias partes do Brasil, desde o sul do estado de São Paulo até a região amazônica.
Frutas. O sapoti, cujo nome científico é Manilkara zapota, pertence à família Zapotaceae. É uma fruta muito saborosa, proveniente da América Central, foi espalhada para outros continentes. É encontrada em países como Guatemala, Jamaica, Filipinas, Indonésia, Venezuela, Suriname dentre outros.
A sua casca é fina (o que dificulta o seu transporte e acumulação), a polpa é tenra e saborosa e, o melhor jeito de se comer sapoti é mesmo direto da árvore. Só que, para colher o sapoti você vai precisar de uma daquelas varas bem compridas, com uma sacolinha amarrada na ponta, viu?
Outro critério utilizado em Pernambuco para colheita do sapoti, leva em consideração a coloração da superfície da casca; que quando se encontra no ponto ideal de colheita, apresenta, após fricção com os dedos e uma leve ranhura com as unhas, uma tonalidade creme-amarelada, em contraste com a cor verde-cana dos frutos ...
Benefícios do sapoti Indicado em casos de febre, infecção renal e retenção de líquidos, já que atua também como diurético. ... O sapoti é rico em antioxidantes que garantem uma ação anti-inflamatória ajudando no tratamento de gastrites, além de serem antiparasitários e antibacterianos.
Fruto do jenipapeiro, deve ser colhido no ponto certo de maturação para que possa ser aproveitado. Embora seja consumido ao natural, seu uso mais freqüente é sob a forma de licor. Na medicina caseira, o jenipapo é utilizado como fortificante e estimulante do apetite.
Para saber se ele está maduro, aperte-o delicadamente, se estiver no ponto certo, ele cederá. Outro truque é tirar o carocinho, que fica na ponta mais estreita. Se embaixo dele estiver preto, a fruta está passada, caso contrário, pode comprá-la.
O semeio é feito colocando-se 3-4 sementes por saco de polietileno preto de dimensões 18cmx30cm. à profundidade de 3 a 4cm; a mistura para sacos deve conter 3 partes de terriço, 1 parte de esterco, 1 parte de areia grossa. Quando plantinhas tiverem 5 a 10cm de altura efetuar o desbaste deixando a mais vigorosa.
Quando for escolher melancia, preste atenção também no tamanho e no volume da fruta. Uma melancia doce não deve ser pequena demais, muito menos enorme. As medianas são sempre a melhor aposta e ela deve pesar a quantidade esperada para o tamanho que exibe.
Não deixe faltar água na irrigação, nem adubo orgânico (20 litros por planta ao ano) e adubo NPK ou 150 gramas a cada 60 dias no solo.
Em condições favoráveis de cul- tivo no Estado do Rio de Janeiro, essa poda pode ser realizada de dezembro a abril. Quanto mais tardia, melhor o preço de venda da produção.
As árvores da família Annonaceae são conhecidas pela produção de seus frutos exóticos e deliciosos. São árvores de médio e pequeno porte, alcançando até 10 metros de altura e 40 cm de diâmetro de tronco, de acordo com a espécie.