… o número 1: seu protetor é o arcanjo Raguel Esse é o arcanjo da justiça e da harmonia. Seu nome significa “o amigo de Deus”, cuja missão é fazer com que a vontade de Deus seja sempre cumprida na Terra, por isso supervisiona o trabalho dos demais anjos. Ele mantém a ordem e a paz em todos os relacionamentos.
Se prestarmos atenção aos nossos arredores e realmente focarmos nas sensações que sentimos, podemos ter uma melhor chance de entrar em contato com nossos anjos da guarda.
Qual o processo para acender a vela do anjo de guarda? Segure a vela na mão, e faça um movimento de limpeza, como se você estivesse retirando as impurezas que possam estar presentes, porque a vela passa de mão em mão até chegar até você, então faça esse movimento com intenção de retirar a energia que está na vela.
Para falar com anjos, ore com fé e acenda uma vela da cor certa. Sempre que queira falar com anjos, seja para fazer um pedido ou agradecer por uma benção, é imperativo que você procure um lugar calmo e tranquilo para estabelecer este contato. Mantenha a mente longe de preocupações e pensamentos negativos.
Ao acender a vela ao Orixá, coloque embaixo um pratinho limpo, que não precisa ser novo e pode ser reutilizado após a queima da vela. Ao lado da vela, sugere-se colocar um copo de água cheio. Acenda a vela, ajoelhe-se e faça seu pedido ou agradecimento.
Para acender uma vela ao seu orixá de cabeça ou anjo da guarda, escolha um pequeno prato onde possa colocar a vela (pode ser usado novamente depois da queima da vela), e coloque ao lado do prato um copo de água cheio. Acender a vela e fazer seu pedido ou agradecimento.
Cor da vela: Azul bebê (iemanjá, ondianas, sereias, iaras e marinheiros). Amarelo para Oxum. E lilás para Nanã.
Omolocum - comida ritual da Orixá Oxum, é feito com feijão fradinho cozido, refogado com cebola ralada, pó de camarão defumado, sal, azeite de dendê ou azeite doce.
As flores de Oxum são os lírios e as rosas amarelas.
Oxalá – Lírio branco, copo de leite, Girassol, Angélica e flores brancas em geral. Oxóssi – Antúrio, Samambaia, folhagens e flores em geral. Oxum – Rosas amarelas, Rosas Cor de Rosa, Lírios em geral. Iemanjá – Rosas brancas, Margaridas, Palmas brancas, Angélica.
FLOR DE LÓTUS
Oxum: cereja, maçã, pêra , melancia, figo, pêssego, goiaba vermelha, melão, canjica amarela, água mineral, champanhe de maçã, vinho branco doce, licor de cereja. Oxumaré:banana da terra, maracujá, amendoim, maçã, batata doce, uva rosada, melancia, melão, pepino, pinha, atemóia, graviola, laranjas doces.
Elas controlam a fecundidade. As frutas são: banana, uva rose, maçã, graviola, abacate. Elas quebram todas as dificuldades, defendem a lei e a ordem. As frutas são: jaca, cajá, carambola, morango, amora, mamão, romã e maracujá.
Como é o caso do girassol que foi incluído no conjunto das folhas litúrgicas dos Orixás: Oxum, Oxossi, Oxumarê e Oxalá. O girassol era cultivado por nativos de terras que hoje são os Estados Unidos, México, Cuba, Peru e Brasil e ficou conhecido pelos colonizadores das Américas como "flor da boa sorte".
5, 7, 10 e 16