O filtro é composto por três peças: a cabeça, que vai na parte de cima e recebe a água que vai ser filtrada, a tampa e a vela; o pé, onde fica a torneira; e a base, que é o suporte.
Você pode usar tinta de artesanato, a PVA (de parede mesmo). Usei tinta à óleo, gosto da praticidade de poder lavar o objeto depois, mas no fazer exige mais atenção no uso do solvente e thinner (se não for a base de água). Já a PVA é só lavar o rolo e pronto.
Você pode até mesmo pintar o seu filtro de barro inteiramente. Neste caso muitos aconselham usar tinta acrílica à base de água, para não influenciar no funcionamento do filtro, e por cima passar verniz.
A melhor forma de limpar o filtro, eliminar o mofo e evitar o desenvolvimento de eflorescência é usar apenas água com uma esponja macia, destinada apenas à lavagem do filtro de barro, ou seja, deverá ser utilizado uma esponja nova e exclusiva para esta finalidade.
Derivada de um fenômeno conhecido como "eflorescência", a água que atravessa os poros da cerâmica e troca calor com o ambiente acaba criando um "depósito" de sais minerais do lado de fora do filtro, que muitas vezes é confundido com as manchas de bolor.
O fenômeno se chama eflorescência e ocorre por conta da porosidade do filtro de argila – que, aliás, é o que mantém a água fresca. ... Quanto mais sais minerais presentes na água, mais eflorescência aparecerá no filtro. Isso é super normal e não traz risco nenhum à saúde.
três anos
E porque um vaso fica branco, se ele nem pelo tem? O que causa esse aspecto esbranquiçado é o acúmulo de sais das adubações. ... Mesmo que grande parte não aproveitada desses sais são expelidas na água das regas e chuvas, enquanto uma parcela acaba evaporando, muito ainda acaba ficando "dentro" do vaso de cerâmica.
– Misture uma xícara de vinagre branco e quatro copos de água em um balde. Coloque o vaso dentro dessa combinação e deixe agir por 30 minutos. – Retire o vaso do balde e higienize novamente com uma escovinha. As manchas mais fortes devem ser removidas com uma pequena quantidade de vinagre puro.
Mergulhe os vasos de barro numa solução de vinagre com água num balde / alguidar. Esta solução deve ser preparada na seguinte proporção: 3 a 4 chávenas de água para 1 chávena de vinagre branco. Quanto menos vinagre usar, mais tempo deverá manter os vasos mergulhados na solução.
Lave e enxague bem, caso esse vaso tenha guardado uma planta doente no uso anterior, deixe de molho. A solução indicada é de 10% de água sanitária com água, por cerca de uma hora. Se não puder mergulhar, use a solução para esfregar bem. Quando estiver totalmente limpo e seco, você pode inserir solo novo.
Com os materiais em mãos, aprenda como pintar vaso de barro seguindo os seguintes passos:
Caso você opte pela tinta acrílica, aumente o brilho da cor aplicando uma camada de verniz, que vai reforçar a impermeabilização do vaso.
Passo a passo da limpeza do filtro de barro
Você precisa deixar os vasos de molho e esfregá-los antes de pintar. Também é importante impermeabilizá-los e aplicar uma camada base de primer....Use um selante impermeabilizante.
Envelhecendo um metal galvanizado com ácido. Pegue um objeto metálico cinza ou galvanizado. Esse processo é ideal se você quiser criar uma aparência esbranquiçada, envelhecida ou mineralizada. Pode ser até possível criar um pouco de ferrugem em algumas partes.
Mas um método mais simples é usando apenas corantes para tintas, aplicando-os diretamente no plástico....Jean de Bethencourt:
Escolha uma tinta que seja adequada para superfícies de plástico. As tintas em spray são ideais, mas você também pode usar tinta acrílica ou esmalte. Se possível, use algo feito especificamente para plástico. Leia o rótulo e tente encontrar termos como "plástico" ou "várias superfícies".
Pingue uma gota de óleo se quiser que penetre mais na madeira - isso deixa o aspecto ainda mais envelhecido e eu utilizo ppte nas regiões principais - nessa guitarra, acima do nível do prendedor da correia e na região de encosto do braço. Esfregue com os dedos.
pintar escudo é foda, mais fácil comprar pedaço de acrílico 25x30 uns 6 reais e fazer um novo.... mas se for pintar, esquece a tinta, lixa o escudo com lixa 1200, passa verniz incolor e dá uma polida q ele fica novo, nem parece q foi pintado. Você pode colar uma película auto adesiva da cor que quiser.
Aqueça a tinta velha com uma pistola de calor ou um secador de cabelo. Use a menor configuração de color e movimente bastante o utensílio sobre o corpo da guitarra. A ideia é amolecer o acabamento do instrumento e facilitar a remoção da tinta. Repita por cinco minutos e raspe a pintura com uma espátula.