O crescimento populacional de um determinado território ocorre através de dois fatores: a migração e o crescimento vegetativo, esse último é a relação entre as taxas de natalidade e as de mortalidade.
Fatores que regulam o crescimento populacional A disponibilidade de espaço e alimentos, o clima e a existência de predatismo e parasitismo e competição são fatores de resistência ambiental (ou, do meio que regulam o crescimento populacional.
Outro fator que limita o crescimento das populações é o adensamento. Isto significa que uma grande quantidade de indivíduos presentes ao mesmo tempo em uma mesma área reduz a disponibilidade de recursos para a população como um todo, aumentando a taxa de mortalidade e reduzindo o sucesso reprodutivo.
Este tipo de crescimento é chamado de crescimento exponencial. O crescimento exponencial se caracteriza por um constante aumento percentual por período de tempo. ... Como este suprimento ilimitado de alimentos não é possível de se manter indefinidamente, eventualmente a população de ratos parará de crescer tão rapidamente.
Curvas de Crescimento Populacional Representa um crescimento hipotético cujas condições ambientais são ideais. Curva em S: Curva de crescimento real, resultado do potencial biótico (curva em J) menos os fatores de resistência do meio ambiente.
O cálculo é feito da seguinte maneira: nascimentos – mortes + saldo migratório x 100 / população total = Total em %.
O crescimento vegetativo representa a diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade. É também chamado de crescimento natural. Já o crescimento absoluto é o número de nascimentos menos o número de falecimentos somado ao saldo migratório, dividido pela população total, em porcentagem (%).
Para determinar o crescimento natural ou vegetativo de um país (também pode ser usado para investigar o crescimento de um estado ou de uma região) são usados os números de nascimentos e os números de mortes naquele país/região.
Calcula-se através do aumento ou diminuição do número de pessoas dividindo este valor pela população total do lugar, ou seja, a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade dividido pela quantidade populacional.