Lembre-se que as retas são linhas não curvas infinitas e, portanto, são representadas por setas nos dois lados. Elas são indicadas por letras minúsculas (r, s, t). Já os segmentos de reta são delimitados por dois pontos distantes dentro da reta, os quais são indicados por letras maiúsculas.
Os segmentos de retas possuem um ponto inicial e um ponto final. ... Um segmento de reta nada mais é do que uma parte de uma reta que possui um ponto inicial e um ponto final, chamados de “extremos”. Na figura a seguir temos uma reta r, e a parte vermelha compreendida entre os pontos A e B é um segmento de reta.
Uma semirreta possui apenas um ponto de origem, ou seja, enquanto uma reta é infinita nos dois sentidos, uma semirreta só é infinita em um só sentido. Ela possui dois pontos, um ponto é a origem, o outro é um ponto de passagem.
Tipos de Retas Retas Paralelas: não existe ponto em comum entre as retas, ou seja, elas estão posicionadas uma ao lado da outra e sempre no mesmo sentido (vertical, horizontal ou inclinada). Retas Perpendiculares: possuem um ponto em comum, o qual forma um ângulo reto (90°).
Retas paralelas são retas em um plano que estão sempre à mesma distância uma da outra. As retas paralelas nunca se cruzam, enquanto as retas perpendiculares são aquelas que se cruzam em um ângulo reto (90 graus).
8. PLANO VERTICAL • Plano Vertical é o plano perpendicular ao plano horizontal de projeção e oblíquo ao plano vertical de projeção. Um plano Vertical possui traço horizontal oblíquo à linha de terra e traço vertical perpendicular a essa mesma linha.
Na anatomia temos quatro planos anatômicos: mediano, sagital, frontal e transverso. Plano Mediano: o plano mediano é um plano vertical, que “corta” imaginariamente o corpo longitudinalmente, dividindo assim em duas metades “equivalentes” direita e esquerda.
Duas retas são concorrentes se possuírem apenas um ponto em comum. E seus coeficientes angulares poderão ser diferentes ou um existir e o outro não. As retas u e t são coincidentes e as inclinações das retas são diferentes de 90°. Assim, seus coeficientes angulares serão diferentes.
Em geometria, duas retas são consideradas reversas se, e somente se: não se intersectarem; não forem paralelas entre si.
Duas retas distintas são paralelas quando possuem a mesma inclinação, ou seja, possuem o mesmo coeficiente angular. Além disso, a distância entre elas é sempre a mesma e não possuem pontos em comum.
Do Grego: ORTHO = JUSTO, RETO + GONIA = ÂNGULO, CANTO, ESQUINA. Pois é, reta ortogonal é aquela que faz 90º com uma outra reta ou com um plano. ... Conclusão: “Retas perpendiculares sempre são ortogonais, mas, nem todas as ortogonais são perpendiculares.”
Exemplo: Portanto, as retas r e s apresentam mesmo coeficiente angular (inclinação), mas seus coeficientes lineares são diferentes. Portanto a posição relativa entre as retas r e s é que são retas paralelas distintas.
Bem, sabemos, pela geometria, que duas retas são ditas perpendiculares se e somente se elas formarem entre si um ângulo reto (90°). Contudo, na geometria analítica podemos determinar essa perpendicularidade relacionando o coeficiente angular das duas retas.
Com a ponta seca do compasso em P, descreva um arco de raio qualquer, interceptando a reta r nos pontos A e B. Em seguida, descreva dois arcos centrado em A e B com raio maior que a ¯AB, marcando como C a intersecção desses arcos. A reta que passa pelos pontos P e C é a perpendicular desejada.