Em 25 de abril de 1984, sob grande expectativa dos brasileiros, a emenda das eleições diretas foi votada, obtendo 298 votos a favor, 65 contra e 3 abstenções. Devido a uma manobra de políticos aliados ao regime, não compareceram 112 deputados ao plenário da Câmara dos Deputados no dia da votação.
março de 1983 – abril de 1984
Resposta: A Emenda Dante de Oliveira foi uma tentativa de introduzir eleições diretas no Brasil (PEC n° 05/1983 do ano de 1983); porém ela foi derrubada pelo Parlamento da época. Como efeito positivo ela desencadeou o movimento de redemocratização do Brasil, que ganharia cada vez mais força.
Resposta. Recebeu o nome de Emenda Dante de Oliveira a Proposta de Emenda Constitucional nº 05/1983, apresentada pelo então Deputado Federal Dante de Oliveira, que tinha por objetivo reinstaurar as eleições.
Eleição indireta É aquela em que os candidatos a exercer mandatos políticos não são eleitos diretamente pelo povo, mas por um colégio eleitoral, composto por delegados escolhidos pelo povo, para que, em nome deste, elejam seus governantes.
Este ser direto significa que todos os interessados em sua designação votam e o resultado é proclamado dando-se o mesmo peso a cada eleitor, ou seja, sem mediação entre o sufrágio e o resultado. O voto indireto se dá quando ocorrem tais mediações ou intermediações.
1 Ato de eleger; escolha, opção, preferência, sufrágio. 2 Escolha ou nomeação por votos (sufrágios ou aclamação).
As eleições municipais no Brasil são as eleições ocorridas a cada quatro anos em cada município do Brasil em que os eleitores brasileiros votam nos candidatos à gestão do município. ... Nesse caso, a disputa se dá entre os dois candidatos mais votados no primeiro turno.
Comentário Sobre o singular/plural em "eleição/eleições": Nos casos em que há múltiplas eleições a decorrer ao mesmo tempo, apesar de serem na mesma data, deve-se usar o plural. Por exemplo, nas eleições autárquicas/municipais, em que, para todos os efeitos, há milhares de actos eleitorais a decorrer em simultâneo.
Atualmente são 538 eleitores, sendo maioria absoluta de votos eleitorais - 270 ou mais - necessários para eleger o presidente e o vice-presidente. Atualmente, todos os estados (e o Distrito de Columbia) usam o voto popular em todo o estado no dia da eleição, na primeira terça-feira após 1º de novembro.
É composta por 33 vereadores desde o ano de 2005 - até então eram 21, número que foi elevado em virtude do aumento da população (que atingiu oficialmente um milhão de habitantes), seguindo às regras estabelecidas por dispositivo constitucional. A fundação do Legislativo se mistura com a história da própria cidade.
Na Eleição municipal de Santos em 2016, o Prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa foi reeleito com 172.
31ª Legislatura (2017–2020)