A homeostase é a capacidade dos organismos de manterem seu meio interno em certa estabilidade. ... Para manter a homeostasia, nosso meio interno deve manter certos valores sem alterações. Isso é conseguido graças a diversos processos fisiológicos que ocorrem de maneira coordenada e que garantem o equilíbrio.
A homeostasia indica a propriedade do organismo de permanecer em equilíbrio mesmo quando ocorrem mudanças radicais no meio externo.
A homeostase é um termo que se refere à condição de relativo equilíbrio interno do organismo independente das variações do meio externo. Homeostase é um termo formado pelos radicais gregos homeo e stais, que significam, respectivamente, “o mesmo” e “ficar”.
A Morfostase e a Homeostase referem-se, respectivamente, ao equilíbrio da forma e da função. Saúde é a manutenção da morfostase e homeostase. Doença é resultado da ação de uma agressão que leva a uma alteração não compensada da homeostase e ou da morfostase.
A patologia, palavra também de origem grega, onde Pathos = doença e Logos = estudo, tem o objetivo de estudar as alterações morfológicas (estruturais) características da doença, enquanto a fisiopatologia se dedica a compreender o funcionamento alterado do organismo e identificar suas consequências.
Fisiopatologia é uma convergência de patologia com fisiologia. A patologia é a disciplina médica que descreve condições normalmente observadas durante um estado de doença, enquanto que a fisiologia é a disciplina biológica que descreve processos ou mecanismos que operam dentro de um organismo .
adjetivo Relativo à fisiologia, às funções orgânicas de um organismo ou aos processos quem mantêm uma pessoa viva: distúrbios fisiológicos. ... Etimologia (origem da palavra fisiológico). Do latim physiologîcus,a,um.