O início das caixas de aposentadorias e pensões responsáveis por proporcionar a assistência médica ocorreu no período da república velha (1889-1930). A república velha foi a primeira fase da república no Brasil.
Os recursos do INPS provinham das contribuições dos empregados, dos empregadores e da União. Esta última se encarregava dos gastos administrativos do órgão e contribuía diretamente nos casos em que era empregadora. Após entrar em crise ao longo da década de 1980, foi extinto em 12 de abril de 1990.
E tinha o Inamps, que era para pagar a assistência médica. Então o dinheiro público, pelo FAS, financiava a construção de hospital e o dinheiro público, pelo Inamps, contratava os hospitais que iam ser construídos para prestar serviço para a Previdência.
O SUS é financiado com os impostos do cidadão, como o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Os municípios são obrigados a destinar 15% do que arrecadam em ações de saúde; e os governos estaduais, 12%.
Devido ao fato do serviço ter seu orçamento por impostos – serem pagos de qualquer forma, muitos não percebem que estão pagando especificamente por esse serviço, portanto, não são influenciadas a terem bons hábitos alimentares e saudáveis (pois acham que a oferta é infinita e não economizariam esse dinheiro, de ...