Se o teste for positivo, são realizadas dosagens de homocisteína no sangue e na urina para confirmar o diagnóstico. A dosagem de homocisteína também pode ser solicitada como parte dos exames de triagem em pessoas com alto risco de infarto do miocárdio ou de AVC.
Os valores normais de referência podem variar entre laboratórios, no entanto, normalmente a quantidade de homocisteína no sangue é considerada normal quando se encontra entre 5 e 15 µmol/L.
A trombofilia é diagnosticada por meio de exame de sangue, que procura as mutações genéticas relacionadas à coagulação sanguínea. Além disso, outras alterações autoimunes fazem o organismo produzir enzimas que atuam na coagulação e também aparecem no resultado.
Segundo as diretrizes, somente mulheres com histórico familiar de trombofilia descoberta na gestação ou doenças tromboembólicas, como o tromboembolismo e a trombose venosa profunda devem fazer a pesquisa. A partir de três abortos espontâneos, o exame também pode ser solicitado. Outras condições elevam o risco.
A SAF é conhecida por ser a trombofilia adquirida de tipo mas comum. Uma ferramenta que pode ser ultilizada para ativar uma melhor circulação dos fluidos pelo corpo é a drenagem linfática, mas precisa ser realizada da maneira correta sem seguir um ponto fora da risca.
Em pacientes com alto risco de tromboembolismo (por exemplo: cirurgia ortopédica), a dose recomendada de CLEXANE administrada por via subcutânea é de 40 mg uma vez ao dia, iniciada 12 horas antes da cirurgia, ou de 30 mg, duas vezes ao dia, iniciada 12 a 24 horas após a cirurgia.
Como utilizar o anticoagulante injetável? É um medicamento que vai evitar o entupimento da veia(coágulo sanguíneo). Ele pode ser por via oral (pela boca) ou injetável (injeção subcutânea), conforme a receita do médico.