A Teoria das Colisões determina a velocidade e ocorrência de uma reação química, já que está relacionada com a quebra de ligações nos reagentes. A Teoria das Colisões explica os choques entre átomos e moléculas presentes em um meio material e é um fator fundamental para a ocorrência de uma reação química.
Algumas condições para a ocorrência de reações químicas são: afinidade entre os reagentes, contato entre eles, colisão efetiva entre suas moléculas e a energia de ativação. ... Contato entre os reagentes: Para que as moléculas dos reagentes possam colidir umas com as outras, é necessário que elas entrem em contato.
As condições para a ocorrência de reações químicas são: contato entre os reagentes, afinidade química, colisões favoráveis e adquirir a energia de ativação.
Energia de ativação
A velocidade de uma reação química geralmente cresce com o aumento da temperatura. II. A velocidade de uma reação química sempre independe da concentração dos reagentes. ... Para os sólidos, quanto maior a superfície de contato, menor será a velocidade da reação química.
Observa-se que a velocidade de reação é maior quando um comprimido efervescente ,usado no combate á azia ,é colocado: a)inteiro ,em água que está á temperatura de 6°C. b)inteiro ,em água que está a temperatura de 45°C. c)inteieo ,em água que está a temperatura de 45°C.
Catalisadores são substâncias que podem acelerar uma reação química ou biológica sem que sofram alteração permanente, ou seja, sem serem consumidas durante a reação. Os catalisadores biológicos, produzidos pelas células, são conhecidos como enzimas.