Duas estruturas são importantes na evolução das angiospermas: a flor e o fruto. Quanto a sua morfologia, os principais componentes de uma flor são o cálice, a corola, os estames e os carpelos. ... A corola é o conjunto de pétalas de uma flor, ao passo que o cálice é o conjunto de sépalas.
Flores. As flores são consideradas o sistema reprodutor das angiospermas. São formadas a partir de folhas modificadas e apresentam órgãos diferentes com funções especializadas.
As flores são os órgãos reprodutores das angiospermas. Elas são folhas modificadas que surgem a partir de uma gema do caule. Nelas ocorre a produção de células reprodutoras masculinas e femininas, que possibilitam a reprodução sexuada dessas plantas e, a partir daí, o surgimento do fruto e da semente.
O ciclo de vida das angiospermas é complexo, envolve o processo de dupla fecundação quando comparado a outros grupos de vegetais, o ciclo ocorre pelo processo de polinização, ou seja o momento em que ocorre a transferência de pólen produzido na antera para a estigma.
A fecundação ocorre no "estigma".
Embora as diferenças sejam bastante evidentes, elas possuem também diversas semelhanças entre si: – Ambas são capazes de produzir pólen para a fecundação através de um tubo polínico. No entanto, as gimnospermas dependem principalmente da polinização pelo vento. ... – Angiospermas e gimnospermas têm vasos e células.
Sifonogamia é um tipo de fecundação em plantas que ocorre a formação de um tubo polínico dentro do qual os gametas masculinos são transportados até as proximidades do gameta feminino (a oosfera).
Oosfera é a célula sexual feminina das plantas, que para gerar o embrião tem que ter o encontro do gameta feminino a oosfera com o masculino o anterozoide.
Os estróbilos são as estruturas reprodutoras das gimnospermas. Correspondem a um ramo fértil, responsável pela produção de esporos. Existem dois tipos de estróbilo: o que produz esporos femininos (megásporos) e o que produz esporos masculinos (micrósporos).
Rizóides – são filamentos que fixam a planta ao ambiente e absorvem água e sais minerais; Cauloides – é uma haste pequena de onde parte os filoides; Filóides – são estruturas clorofiladas.
Estrutura vegetal com morfologia e/ou funções semelhantes às da raiz. Os rizoides que ocorrem nos gametófitos de briófitas e plantas vasculares são semelhantes aos pelos radiculares. Nas pteridófitas, têm por função a fixação do gametófito e a absorção de água e substâncias nela dissolvidas.
Significado de Caulóide adjetivo masculino e feminino [Botânica] Que se assemelha a um caule. Etimologia (origem da palavra caulóide). Caulo + óide. substantivo masculino Parte de um talo que exteriormente se assemelha a um caule.
Cauloide: tem a função do caule aonde se encere formações laminares análogas as folhas. Filoides: são estruturas clorofiladas que são capazes de fazer a fotossíntese.
rizoides - filamentos que fixam a planta no ambiente em que ela vive e absorvem a água e os sais minerais disponíveis nesse ambiente; cauloide - pequena haste de onde partem os filoides; filoides -estruturas clorofiladas e capazes de fazer fotossíntese.
Essas plantas são consideradas de pequeno porte, pois a ausência de vasos condutores impossibilita o transporte de nutrientes a distâncias mais longas e, consequentemente, impossibilitando o seu desenvolvimento. Além disso, as briófitas possuem o corpo com muitas curvas, impedindo a sua sustentabilidade.