Além da produção de corantes, as aminas aromáticas são muito usadas na fabricação de explosivos também.
Entre as aminas alifáticas, as secundárias são as mais básicas, seguidas pelas aminas primárias. As terciárias são as que possuem menor caráter básico. Todas as aminas alifáticas são mais básicas que a amônia, que, por sua vez, é mais básica que as aminas aromáticas.
Verificado por especialistas
As aminas possuem caráter básico porque elas derivam da amônia e seu átomo de nitrogênio possui um par de elétrons não compartilhados, sendo possível, portanto, oferecer esse par de elétrons (segundo a teoria eletrônica de Gilbert Newton Lewis, uma base é toda espécie química capaz de oferecer um par de elétrons).
A nomenclatura oficial das aminas é feita escrevendo-se a palavra “amina” como sufixo, e os prefixos são dados pelo grupo orgânico ligado ao nitrogênio. As aminas são compostos orgânicos provenientes da substituição de um ou mais hidrogênios da amônia (NH3) por grupos orgânicos.
➢ Nomenclatura usual: amino + nome do hidrocarboneto Exemplo : CH3 - CH2 - CH2 - CH2 - NH2 → Butilamina ou amino–butano.
joycesoares011 está aguardando sua ajuda. Inclua sua resposta e ganhe pontos.
A cadaverina e a putrescina são produzidas através da descarboxilação de ácidos aminados. A cadaverina é gerada após a descarboxilação da lisina pela enzima lisina descarboxilase, enquanto que a putrescina é gerada após a descarboxilação da ornitina. A cadaverina e a putrescina diferem em apenas um CH2.
substantivo feminino [Medicina] Ptomaína xaroposa, não tóxica, que se forma na putrefação de carne; pentametilenediamina. Etimologia (origem da palavra cadaverina). Cadáver + ina.
A putrefação é o processo de decomposição da matéria orgânica de bactérias e pela fauna macroscópica, que acaba por devolve-la à condição de matéria inorgânica. ... A decomposição catalítica dos glúcides e dos lípides, praticamente não exala odores nauseabundos. Esse processo de decomposição paulatina é bastante lento.
C5H14N2