Geralmente, ela é decorrente de uma lesão perfurante qualquer, ou seja, o peludo machuca a região e um microrganismo entra e se instala, desenvolvendo os processos infeccioso e inflamatório. A orquite é mais frequente em cachorros do que em felinos e pode ser causada por diversos microrganismos.
O criptorquidismo representa um falha na descida testicular de um ou de ambos os testículos para o escroto. Estes animais apresentam alterações evidentes nos túbulos seminíferos, não apresentam espermatogênese e apresentam número normal ou discretamente aumentado de células de Leydig.
A piometra fechada apresenta corrimentos vulvares após dois meses do cio da cadela. Já o tipo aberto é silencioso, não apresentando corrimentos e podendo ser ainda mais perigoso.
O tratamento é cirúrgico, que consiste em tirar os ovários e o útero, tendo que ser realizado o mais rápido possível, pois corre o risco de romper o útero, ter inflamação nos glomérulos e do animal morrer de septicemia.
Mas clavulânico e enrofloxacina e amoxicilina são os antibióticos indicados.
A piometra é tratada por meio da remoção do útero e dos ovários da cachorra, em uma espécie de procedimento cirúrgico chamado de ovariohisterectomia, além do uso de medicamentos antibióticos e de outros medicamentos que aliviam a sua dor nesse período.
A piometra aberta caracteriza-se pela secreção vaginal e cérvix aberta. A piometra fechada se caracteriza pela distensão abdominal e cérvix fechada (COUTO e NELSON, 1998).
TRATAMENTO E PREVENÇÃO Ou seja: a castração da fêmea (remoção do útero e dos ovários) assim que a paciente estiver estabilizada. “A única forma de prevenção da piometra é a castração precoce das fêmeas quando não há interesse reprodutivo, pois assim as pacientes não sofrerão mais influência do seu ciclo reprodutivo.
Piometra é uma infecção bacteriana no endométrio, em consequência de um prolongado estímulo hormonal. A invasão bacteriana é facilitada pelo acúmulo de líquido no lúmen uterino e glândulas endometriais, em conjunto com da diminuição da contratilidade do miométrio que é causada pelo hormônio progesterona.
A inflamação no útero corresponde à irritação dos tecidos uterinos que acontece principalmente devido a infecção por microrganismos como Candida sp., Chlamydia sp. ou Neisseria gonorrhoeae, mas também pode ser devido a alergia a produtos, alteração do pH por falta ou excesso de higiene ou ferimentos na região.
A piometra ocorre quando existe uma invasão bacteriana do útero na ocorrência da hiperplasia da mucosa uterina, levando ao acúmulo de pus dentro do útero. As cadelas tem cios normalmente a cada 6 meses.
Como saber se a cadela não está mais no cio?