São pinturas que retratam a colheita, a secagem, o transporte e até mesmo os ricos cafeicultores paulistas que encomendavam retratos ao pintor, com a plantação ao fundo. ... Para pintar, Portinari sempre recorria às lembranças da Fazenda Santa Rosa, de Brodowski (SP), cidade onde nasceu.
Essa deformação das figuras era traço marcante do pintor, representava a sua necessidade de valorizar o trabalhador brasileiro e, ao mesmo tempo, demonstrar a figura dramática e comovente do negro, marcado pelo sofrimento do trabalho duro nas fazendas. ... Impressionavam-me os pés dos trabalhadores das fazendas de café.
Portinari apresenta nessa pintura, a real atuação do trabalhador rural na lavoura do café. ... A figura deformada com pés e mãos enormes é o que aproxima do pintor ao expressionismo . A proporção aumentada no tamanho do corpo, era a forma que Portinari encontrou para evidenciar a importância de seus personagens retratados.
1) A pintura refere-se a obra O lavrador de café, de Cândido Portinari, feita em 1934. A atividade econômica refere-se ao ciclo do café no Brasil, no século XX, onde negros eram utilizados na grandes fazendas para o cultivo do produto.
Suas pinturas costumam trazer temas que retratam as condições em que vivia o povo brasileiro na primeira metade do século XX. Portinari teve muito êxito ao destacar questões sociais, festas populares, o trabalho na roça, a infância, entre outros assuntos.
1) Na primeira pintura está representada a atividade cafeicultora que teve seu início no Brasil, durante o século XVIII. Na segunda pintura está representada a atividade mineradora que teve seu início no Brasil durante o século no XVII.
A atividade econômica ou atividade económica gera riqueza mediante a extração, transformação e distribuição de recursos naturais, bens e serviços, tendo como finalidade a satisfação de necessidades humanas, como educação, alimentação, segurança, entre outros.
A atividade econômica iniciada por Portugal foi a exploração do Pau-Brasil, pelo seu valor mercantil.
Resposta. Resposta: Explicação: os trabalhadores eram Candido Portinari ( lavrador de café) e Rodolfo amoedo( Ciclo do Ouro), Elas foram desenvolvidas na região Norte do Brasil.
Resposta. Resposta: Os trabalhadores eram escravos e as atividades foram desenvolvidas da região Norte.
Tem como principal atividade a extração de minérios e vegetais. A economia da região Norte é baseada nas atividades de extrativismo mineral e vegetal, agropecuária, pecuária e turismo.
Condições degradantes: Quando o trabalhador é mantido em condições degradantes em seu ambiente de trabalho, as quais podem incluir violência física e psicológica, alojamentos precários, alimentação e água insuficientes ou insalubres, e falta da assistência médica, ele está em condição de escravidão.
De acordo com o artigo 149 do Código Penal brasileiro, são elementos que caracterizam o trabalho análogo ao de escravo: condições degradantes de trabalho (incompatíveis com a dignidade humana, caracterizadas pela violação de direitos fundamentais coloquem em risco a saúde e a vida do trabalhador), jornada exaustiva (em ...
O Artigo 149 do Código Penal define trabalho análogo ao escravo como aquele em que seres humanos estão submetidos a trabalhos forçados, jornadas tão intensas que podem causar danos físicos, condições degradantes e restrição de locomoção em razão de dívida contraída com empregador ou preposto.