A biópsia do colo do útero é uma das formas de diagnosticar se você tem câncer do colo do útero ou células que podem, um dia, se transformar em câncer. Ela geralmente é recomendada pelo ginecologista se o resultado do seu exame papanicolau mostrar alguma alteração.
A biópsia do útero é um exame de diagnóstico empregado na identificação laboratorial de possíveis alterações no tecido de revestimento do útero. O que pode indicar crescimento irregular do endométrio, câncer do colo de útero e infecções. Para a realização deste tipo de biópsia é utilizado anestesia local.
A colposcopia pode ser feita a qualquer momento do mês, mas não é possível realizar durante o período da menstruação. Recomenda-se que a mulher não use cremes ou duchas vaginais nos 3-5 dias antes do exame, o mesmo vale para relações sexuais, que também devem ser evitadas durante esse período.
As manchas brancas que aparecem no exame do colo uterino são lesões decorrentes de cervicite crônica (inflamação crônica do colo), geralmente sem significado clínico importante, ou então, lesões causadas pelo HPV, que têm importância variável, dependendo do tipo de imagem.
A mancha branca no colo uterino leva o médico a pensar em lesões pelo HPV. Como a biópsia e captura híbrida vieram negativas, você não tem o HPV. Essa mancha branca possivelmente não irá desaparecer mas não terá qualquer prejuízo na sua saúde. Ela não irá dificultar uma futura gravidez e não fará mal para o seu bebê.
Portanto, epitélio escamoso normal cervical ou vaginal (tanto nativo como maduro metaplásico) nas mulheres em idade reprodutiva se cora de castanho escuro ou preto (figura 6.