Tabela trigonométrica até 90º
Podemos calcular agora os valores mais importantes para seno e cosseno. Observe no círculo trigonométrico que: Quando θ = 0°, senθ = 0 e cosθ = 1. Quando θ = 90°, senθ = 1 e cosθ = 0.
Tangente
Resposta. Como é aproximadamente 1,732 / 3, ou aproximadamente 0,577, na forma decimal, então podemos afirmar que o ângulo procurado é um pouco menor que 30 graus.
Nesse caso, veja que a tangente de 20 graus possui um valor aproximado de 0,36397. Para calcular o valor de uma tangente, devemos calcular a razão entre o cateto oposto e o cateto adjacente ao ângulo.
Se prolongarmos cada um dos lados de um triângulo, poderemos obter os ângulos externos, cuja soma corresponde sempre a 360 graus.
Em todo triângulo, qualquer ângulo externo é igual a soma dos dois ângulos internos não adjacentes.
Como um triângulo tem três ângulos internos, é claro que ele tem três ângulos externos… Êpa ! ! ! !
Por exemplo, no triângulo abaixo, temos um ângulo interno de 70º: ao se prolongarmos um dos lados desse ângulo, obtemos seu ângulo externo, cuja medida é de 110º pois, 110º+70º=180º.
Em um triângulo, a medida de um ângulo externo é igual à soma das medidas dos ângulos internos não-adjacentes a ele.
Ângulo interno é o ângulo formado por dois lados de um polígono que parte de uma aresta comum a outra dentro dele. A quantidade de ângulos internos em um polígono, determina também a quantidade de lados que ele tem: um triângulo tem três ângulos internos; um quadrilátero tem quatro ângulos e assim por diante.
720º
Dessa forma, a soma das medidas dos ângulos internos do pentágono é exatamente a soma das medidas dos ângulos internos desses três triângulos, ou seja, 3×180∘=540∘.