Os primeiros colonizadores a se instalarem na Ilha de Santa Catarina foram náufragos e desertores de algumas expedições marítimas. Entretanto, a fundação da cidade propriamente dita só foi ocorrer em 1675.
A imigração Alemã em Santa Catarina começou em torno de 1828. Essa região foi ocupada por alemães que vieram de diversas partes da Alemanha. Eles foram os primeiros europeus imigrantes no Brasil, depois dos portugueses.
O nome da reserva Meiembipe vem de uma homenagem aos índios Carijós que habitavam a região e a chamavam desta maneira devido ao seu significado “elevação do monte ao longo do rio”. O objetivo da prefeitura é “valorizar os ancestrais com esse nome que remete à cadeia de montanhas ao longo do mar”.
A Capitania de Santa Catarina foi criada em 1738. Existiam basicamente três povoações ao longo do litoral catarinense, nessa época: São Francisco, Desterro e Laguna.
Estudos arqueológicos indicam que povos proto-jês já habitavam o atual território de Santa Catarina, por volta do século 10. Viviam da agricultura, da caça e da pesca. Fabricavam peças de cerâmica, construíam habitações escavadas na terra, realizavam arte rupestre e rituais funerários.
Santa Catarina,foi colonizada na sua maior parte por alemães, italianos e portugueses. ... Entre 1748 e 1756 foram trazidos colonos açorianos para a província de Santa Catarina e a maioria foi instalada em diversos pontos da região costeira como São Miguel, e Nossa Senhora do Desterro.