O petróleo é uma mistura complexa de compostos orgânicos gerada pela decomposição lenta de pequenos animais marinhos, que foram soterrados, em um ambiente com pouco oxigênio. Esse combustível fóssil é encontrado no fundo dos oceanos, bem como no solo, em rochas sedimentares.
O gás natural é originado pela degradação da matéria orgânica (restos de vegetais, algas e animais) por bactérias anaeróbias em camadas muito profundas da crosta terrestre ou abaixo dela. ... Enquanto que os restos de algas e animais, de natureza gordurosa, não passam por esse cozimento gradual e originam o petróleo.
Receba nossas notícias e novidades em primeira mão! Em 27 de agosto de 1859, o 'coronel' norte-americano Edwin Drake constrói a primeira torre de petróleo na Pensilvânia, nos Estados Unidos. O líquido jorra quando o poço atinge 23 metros de profundidade.
No continente americano, o petróleo foi primeiramente encontrado no Canadá. No ano de 1859, iniciou-se a produção nos Estados Unidos por meio de um poço de aproximadamente 21 metros perfurado na Pensilvânia.
A primeira jazida de petróleo - viável economicamente – foi descoberta em 1939, no município de Lobato, mediações do Recôncavo Baiano, da qual foi retirado petróleo de boa qualidade e propício à comercialização. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
1. Bacia de Campos: A Bacia de Campos é a maior e principal bacia petrolífera brasileira. Localizada na região que se estende por todo o litoral do Espírito Santo até o norte do Rio de Janeiro, é responsável por 80% da produção de petróleo no Brasil.
O país tem 17 refinarias de petróleo, com capacidade para processar 2,4 milhões de barris por dia. Treze dessas refinarias pertencem à Petrobras e respondem por 98,2% da capacidade total. Mas essas refinarias não têm como trabalhar com o óleo brasileiro, explicam especialistas.
Edwin Laurentine Drake
Em 29 de julho de 1938, já sob a jurisdição do recém-criado Conselho Nacional de Petróleo - CNP, foi iniciada a perfuração do poço DNPM-163, em Lobato, que viria a ser o descobridor de petróleo no Brasil, quando no dia 21 de janeiro de 1939, o petróleo apresentou-se ocupando parte da coluna de perfuração.
O petróleo é formado pelo processo de decomposição da matéria orgânica – restos vegetais, algas, plânctons e restos de animais marinhos -, ao longo de centenas de milhões de anos.
O petróleo é conhecido desde a remota antiguidade. É conhecido seu uso por civilizações da mesopotâmia como os sumérios e os caldeus. Seu uso, porém era restrito à queima em seu estado bruto e também para impermeabilização especialmente de embarcações.
O uso do petróleo iniciou em 4000 antes de Cristo, recebendo os mais variados nomes: nafta da Pérsia, óleo de são Quirino, betume, entre outros. E naquela época era utilizado para diferentes funções.
Em 1859, na Pensilvânia, nos Estados Unidos, foi perfurado o primeiro poço de petróleo do mundo por Edwin Drake, também chamado de Coronel Drake, que passou a ser o primeiro produtor de petróleo ao conseguir criar uma técnica para retirá-lo do subsolo.
Antiguidade. Registros históricos da utilização do petróleo remontam a 4 000 a.C. devido a exsudações e afloramentos frequentes no Oriente Médio. ... No início da era cristã, os árabes davam ao petróleo fins bélicos e de iluminação.
Vantagens: Não necessita de muita mão de obra, matéria-prima com mais de 300 produtos, facilidade de armazenamento e transporte. Desvantagens: Produz poluição atmosférica, exaustão das jazidas, fonte esgotável de energia e degradação do meio ambiente.
Ele é utilizado principalmente na forma de combustíveis automotivos, como a gasolina e o óleo diesel, e também sendo queimado no funcionamento das usinas termoelétricas. Além disso, ele é uma importante matéria-prima utilizada na fabricação de plásticos, tintas, borrachas sintéticas e alguns outros produtos.
O petróleo pode ser extraído de duas formas: em terra por meio de sondas de perfuração e no mar com plataformas marítimas. Para conseguirmos retirar o petróleo, temos que perfurar o solo até encontrar a rocha que o armazena. Na terra, o petróleo é encontrado abaixo de uma camada gasosa em alta pressão.
Processo de extração: Depois de identificar, através de estudos geológicos, a presença de uma rocha rica em petróleo, o local é isolado e começam as escavações. Ao atravessar a rocha sedimentar, a sonda usada para escavar chega à camada petrolífera, neste momento o petróleo é jorrado para fora da jazida.
O petróleo é encontrado em bolsões profundos em terra firme e abaixo do fundo do mar. ... Essa perfuração, que pode atingir profundidades de 800 a 6.
A extração do petróleo consiste no processo pelo qual o petróleo utilizável é extraído e removido do subsolo, considerando que o mesmo se encontra em bolsões profundos em terra e abaixo do fundo do mar.
O petróleo do tipo mais denso serve para produtos mais baratos, como óleo combustível. ... De acordo com Pires, a maior parte do óleo produzido no Brasil é do tipo pesado, mais denso, cujo refino custa muito mais caro e exige mais tecnologia para as empresas do setor.
Entenda como é feita a extração do petróleo do pré-sal A camada do pré-sal fica a cerca de 300 km da costa brasileira. Uma broca penetra cerca de 5.
O petróleo é um recurso estratégico e não renovável. Nosso país ocupa uma posição de destaque e ainda tem capacidade para ampliar as operações. Para ter uma ideia, o Brasil já é o maior produtor de petróleo da América do Sul — o que o faz ter uma importância geopolítica significativa.
Resposta. O petróleo é uma das mais usadas fontes de energia da modernidade. Apesar de ser um recurso não renovável, ele é utilizado na maioria das máquinas a motor. Ele serve como combustível, material para produção de plástico e, raramente, para alguns alimentos.
A utilização do petróleo traz grandes riscos para o meio ambiente desde o processo de extração, transporte, refino, até o consumo, com a produção de gases que poluem a atmosfera. Os piores danos acontecem durante o transporte de combustível, com vazamentos em grande escala de oleodutos e navios petroleiros.
O motivo é a disputa de poder entre tropas do governo e rebeldes, que acirra a tensão entre grupos étnicos no país. ... Um dos panos de fundo do conflito é o controle dos dividendos do petróleo, base da economia do país, um dos mais empobrecidos do mundo.
Como minimizar esses impactos? Há algumas tecnologias utilizadas para minimizar os estragos causados pelos acidentes, como o uso de dispersantes, absorventes sintéticos, absorventes naturais e absorventes para óleos viscosos. A prevenção é sempre a melhor forma de diminuir os impactos ambientais.
Por ser um combustível fóssil, o petróleo tem data para acabar, além de poluir bastante o ambiente, liberando gases que afetam a camada de ozônio.
Ele é o combustível fóssil mais utilizado atualmente porque o seu refinamento por meio de destilação fracionada origina várias frações ou misturas de compostos orgânicos com quantidades próximas de carbono que compõem os derivados do petróleo. Estes podem ser usados de diversas formas.
Resposta. Resposta: Por que o petróleo em si é melhor que o carvão que era utilizado. Seu poder de combustão e diversas formas de aproveitamento tornaram a expansão da indústria mais eficiente.