“Tais compostos são transportados pelo sangue e acabam sendo eliminados via pulmonar junto com o ar expirado tanto pela boca quanto pelas narinas. Esse ar tem um odor descrito como “hálito urêmico”, ou seja, hálito com cheiro característico de urina, amônia ou peixe.
O odor do chamado hálito hepático é de terra molhada, que pode piorar e se tornar insuportável, conforme a gravidade da doença. "Esses cheiros característicos chamam a atenção do médico, e devem deixar o paciente já diagnosticado em alerta para as complicações", diz o gastroenterologista Décio.
A uremia é classificada como uma manifestação clínica secundária à azotemia. Geralmente ela consiste no estágio clínico final, em que todas as alterações progressivas generalizadas se somam. Nesta etapa, a função do órgão está gravemente comprometida. O acometimento gastrointestinal é a ocorrência mais comum na uremia.
A azotemia renal em cães é uma síndrome multifatorial com diversas implicações clínicas e laboratoriais, aumento da concentração de compostos nitrogenados não protéicos no sangue como a uréia e creatinina, pode surgir como consequência da perfusão sanguínea inadequada, por uma insuficiência renal intrínseca ou por uma ...
A insuficiência renal crônica em cães, conforme explica a médica veterinária da Petz, Dra. Carolina Pozzebom, ocorre quando os rins do cachorro não conseguem executar essas atividades básicas para o bom funcionamento de seu organismo. Ou seja, eles perdem a capacidade de filtrar o sangue e de poupar água.
Nos casos em que a insuficiência renal em cães se apresenta de maneira aguda, é essencial o tratamento veterinário intensivo, que geralmente inclui admissão e fluidoterapia, além de medicamentos que estabilizam o animal e controlam os sintomas.
Comida úmida: Quer seja comida caseira ou alimentos específicos para cachorros com insuficiência renal, é muito recomendável oferecer ao seu cachorro comida úmida devido ao seu elevado conteúdo de água. Além disso, costuma ser mais apetecível para eles, ou seja, conseguirá que comam melhor.