Geralmente, a disidrose é mais comum no verão e começa a aparecer entre os dedos, sendo que, com o tempo, vai evoluindo para as palmas das mãos ou para a sola dos pés. Embora não sejam conhecidas as causas exatas deste problema, geralmente a piora está relacionada com a produção excessiva de suor.
Disidrose (ou eczema disidrótico) é uma condição da pele na qual surgem bolhas nas solas dos pés ou nas palmas das mãos. As bolhas geralmente têm coceira e podem ser preenchidas com líquido. As bolhas duram normalmente de duas a quatro semanas e podem estar relacionadas a alergias ou estresse emocional.
Como tratar?
Caracteriza-se por numerosas vesículas (pequenas coleções líquidas na pele) que lembram os grãos de sagu, o que se deve à infiltração sudoral entre as células da pele. As vesículas podem se agrupar formando bolhas maiores. Quase sempre a disidrose involui em uma a três semanas, mas pode se tornar crônica.
Conheça 3 Remédios Caseiros para tratar a Alergia na Pele
As pomadas ou loções com corticoides são os mais indicados para o tratamento desse tipo de alergia, sendo a hidrocortisona a mais indicada para o rosto. Quando a pele encontra-se muito seca é mais recomendado o uso de pomadas, mas quando a pele está mais úmida, os cremes ou loções podem ser indicados.
Tratamento para alergia na pele Geralmente, o tratamento é feito com anti-histamínicos como desloratadina ou ebastina, por exemplo, ou com corticoides como a hidrocortisona ou mometasona, na forma de cremes, pomadas, xaropes ou comprimidos, que servem para aliviar e tratar os sintomas da alergia.
O tratamento para a alergia alimentar depende dos sintomas manifestados e da sua gravidade, sendo geralmente feito com remédios anti-histamínicos como Loratadina ou Allegra, ou mesmo com remédios corticoides como a Betametasona por exemplo, que servem para aliviar e tratar os sintomas que a alergia causa.
A alergia ocorre quando o sistema imunológico confunde uma substância inofensiva com um invasor e, diante da exposição ao alérgeno, o organismo libera uma reação química que causa os sintomas.
Uma reação alérgica ocorre quando um indivíduo sensível a determinada substância, entra em contato com ela, de qualquer forma, seja tocando, respirando ou comendo. Ocorre devido a reação imunológica do corpo, mesmo sem que o agente cause mal, o corpo reage de forma exacerbada.
Os alérgenos podem causar uma reação alérgica quando caem sobre a pele ou os olhos ou quando são inalados, ingeridos ou injetados.
A alergia é uma reacção anormal do organismo que responde de forma exagerada ao entrar em contacto com substâncias provenientes do exterior a que normalmente a maioria das pessoas não reagem. Estas substâncias chamam-se alergénios.
Sinais de intoxicação por formol
Como o formol é volátil, uma maior quantidade é inalada, tanto por quem aplica como por quem se submete ao tratamento, podendo causar irritação nos olhos, nariz, mucosas e trato respiratório superior. Em altas concentrações, pode causar bronquite, pneumonia ou laringite.
Quais os riscos de usar formol? Segundo a farmacêutica Maira Jardim, responsável técnica da WNF, uma marca de cosméticos naturais, quando usado de forma indevida, o elemento causa queda de cabelo, irritação na pele, vermelhidão, dor e queimaduras.