80 cm
Os termos portador de deficiência, portador de necessidades especiais (PNE) e pessoa portadora de deficiência (PPD) não são os mais adequados. No lugar deles, recomenda-se usar "pessoa com deficiência" ou "PcD". A sigla PcD é invariável.
De forma generalizada, segundo ela, a primeira providência ao se projetar um banheiro acessível é fazer a porta com 80 cm de largura, no mínimo, mas, preferencialmente, com 90 cm, para a passagem da cadeira de rodas. “O piso deve ser nivelado, sem degraus.
As barras verticais devem ser instaladas a uma altura de 0,90 m do piso e com comprimento mínimo de 0,40 m; Ter uma distância máxima de 0,50 m do eixo do lavatório ou cuba até o eixo da barra vertical instalada na parede lateral ou na parede de fundo para garantir o alcance.
Barras de apoio são fundamentais para a movimentação do cadeirante em um banheiro acessível. Mas onde colocá-las especificamente? Elas devem ficar ao lado do vaso sanitário, na pia e no boxe.
Saúde RJ - Atividade na terceira idade - Dica - Ambiente seguro e apropriado é o que os idosos precisam. Um chão antiderrapante que evite possíveis quedas, barras que sirvam de apoio no banheiro, degraus baixos.
O azul é a melhor opção dentre as cores de tinta para quarto, pois cria um ambiente propício ao relaxamento. Combine com móveis neutros e crie um ambiente propício para uma noite de sono tranquila.
Azul. Você já deve ter percebido que o branco e o bege são as cores mais escolhidas para as cortinas para quarto de casal. Mas, se os donos do cômodo não tem medo de ousar, uma boa opção é escolher um tecido azul. Além de deixar o espaço incrível, essa cor ainda transmite tranquilidade.
As cores preferidas para as cortinas são as claras e neutras, como o branco, bege, rosé ou os tons de Off White. Isso porque elas não sobrecarregam visualmente o ambiente e podem ser facilmente combinadas com diferentes estilos de decoração.
Há duas regras básicas quando se trata do comprimento das cortinas:
A cortina deve estar pelo menos na metade do espaço entre o topo da janela e o teto. O ideal é ficar de 5 a 10 centímetros da moldura ou do teto. Ela deve ir até o chão caso não haja nenhum móvel embaixo.
Por isso, algumas pessoas lançam mão do blackout para escurecer o local, principalmente nos quartos. No entanto, esta opção acaba esquentando o cômodo. A solução seria usar duas camadas de cortina em tecido, uma mais fina que ficaria aberta durante o dia, e um tecido mais grosso para escurecer o cômodo durante a noite.