Daí a grande importância do estudo histórico, estudamos o passado da Psicologia para que possamos entender o presente e atuar no futuro com excelência, Estudamos a História para nos livrarmos de preconceitos pré-estabelecidos e formarmos os nossos proprios conceitos, estudamos para poder enxergar a psicologia como um ...
Porém, tudo isso mudou no ano de 1879, quando Wilhelm Wundt fundou seu Laboratório de Psicologia Experimental na Universidade de Leipzig. A partir dos trabalhos e estudos realizados por Wundt e seus colaboradores nesse laboratório, a Psicologia passou a ser considerada uma ciência de fato.
Wilhelm Maximilian Wundt (1832-1920) foi filósofo, médico e psicólogo alemão, considerado o pai da Psicologia por toda sua contribuição para a área.
Nasce na segunda metade do Séc XIX, em alguns países da Europa, e um pouco mais tarde nos Estados Unidos e outros países. Para alguns, a Psicologia Social surgiu no ano de 1859, junto com a edição da revista “ Grande Enciclopédia Soviética”, de Steintahl e Lazarus.
Assim como a AI, a Psicologia Sócio-Histórica começou a se desenvolver no Brasil no final da década de 1970, impulsionada pelo movimento de contraposição às práticas psicológicas hegemônicas daquele período.
A psicologia social surgiu para estabelecer uma ponte entre a psicologia e a sociologia. O seu objeto de estudo é o comportamento dos indivíduos quando estão em interação.
Psicologia social é um ramo da psicologia que estuda como as pessoas pensam, influenciam e se relacionam umas com as outras. ... Quanto ao objeto de estudo, a Psicologia Social Psicológica procura explicar os sentimentos, pensamentos e comportamentos do indivíduo na presença real ou imaginada de outras pessoas.
A Psicologia Social estuda a relação do indivíduo com a sociedade. Ela observa comportamentos (ou suas intenções), nos momentos em que estamos cercados de outras pessoas. ... Para a Psicologia Social, dependendo do poder do membro de um grupo, ele pode levar outras pessoas a cometerem atos negativos ou positivos.
A Psicologia Social é um dos muitos ramos da Psicologia; estuda como as pessoas se integram umas às outras, como se dá a interdependência entre elas. Resumidamente, a Psicologia Social procura entender os indivíduos em suas relações com outros, seja influenciando ou sendo influenciado.
O foco de estudo da Psicologia Social é analisar as pessoas enquanto elas se relacionam entre si – convívio social. ... Essencialmente, o objetivo do assistente social enquanto profissional e garantir os direitos humanos da sociedade e a justiça social.
Essa subdisciplina não apenas constrói conhecimentos, mas permite atuar em organizações de forma a aprimorar relações de trabalho, a motivação e o bem-estar de empregados, assim como a produtividade e a eficiência, entre outros. ...
A psicologia na saúde objetiva o aperfeiçoamento da saúde, a prevenção e o tratamento de doenças. Muitas práticas clínicas buscam não apenas modificar o ambiente dos pacientes e sua resposta a estímulos, mas também a mudança de seus pensamentos, crenças, sentimentos e atitudes em relação à saúde.
A principal função dos psicólogos no âmbito da justiça é auxiliar em questões relativas à saúde mental dos envolvidos em um processo. A Psicologia Jurídica é um dos campos de conhecimento e de investigação dentro da psicologia, com importantes colaborações nas áreas da cidadania, violência e direitos humanos.
O Direito, para gerar decisões justas e precisas, tem a crença de que necessita ter certeza sobre o mundo dos fatos alegados em juízo. A Psicologia lida com os fatos como possibilidades, pressupostos de muitas probabilidades.
A principal função dos psicólogos no âmbito da justiça é auxiliar em questões relativas à saúde mental dos envolvidos em um processo. Psicologia Jurídica é o campo da psicologia que agrega os profissionais que se dedicam à interação entre a psicologia e o direito.
Cabe ao psicólogo a avaliação das características de personalidade para fornecer subsídios ao processo judicial através de triagem psicológica, e aplicação de instrumentos exclusivos, como testes projetivos, escalas, testes psicométricos e inventários; avaliar as condições intelectuais e emocionais de crianças, ...
Para ser perito judicial em psicologia, é necessário apenas o curso superior na área e registro em conselho de classe pertinente. Portanto, área afeita aos psicólogos e médicos psiquiatras. Para ser perito judicial, não é necessário curso, concurso, ser membro de instituto, conselho ou associação de peritos.
Uma das possibilidades de atuar na área é através do ingresso na Polícia Civil ou Federal por meio de concurso público. Essa seleção não exige graduação específica e várias áreas são contempladas, incluindo a psicologia.
Confira a seguir as 10 áreas mais promissoras para quem cursou Psicologia:
Salário de um psicólogo por especialidade