Os diferentes tipo de caqui:
Conhecido pelos nomes de caqui, kaki, lodoñero, palosanto e até mesmo caquilero, o pé de caqui costuma atingir cerca de 15 metros de altura chegando, em alguns casos até a 30 metros. Seu tronco é basicamente reto, com algumas ramificações na parte mais baixa.
Conhecida também como caqui Giombo, a variedade chocolate se caracteriza pela consistência firme e crocante, e embora contenha uma boa concentração de taninos, eles vão diminuindo à medida que a fruta amadurece. Quando possui sementes aparentes, o caqui chocolate fica com a polpa mais escura, daí o nome da variedade.
As flores são pequenas, de cor creme ou rosadas, tetrâmeras e podem ser femininas, masculinas ou hermafroditas. A floração ocorre na primavera e pode acontecer de a expressão sexual de uma árvore se alterar a cada ano, com uma proporção maior de flores masculinas ou hermafroditas por exemplo.
As plantas devem ser podadas ao final do inverno, no período que saÃrem da dormência, um pouco antes de iniciar o surgimento das brotações.
Faça uma cova grande, de cm, encha-a com esterco animal bem curtido, farinha de osso, cascas de ovo moídas, restos orgânicos. Caso a sua terra seja ácida será necessário fazer a calagem, adição de calcário, para equilibrar o pH. Deixe descansar por 30 dias antes de colocar a nova muda.
O cultivo do caquizeiro é feito em várias partes do mundo de clima temperado e subtropical, uma vez que a planta se desenvolve em regiões mais amenas. O crescimento do caquizeiro ocorre de forma lenta se comparada com outras plantas, assim, a primeira colheita dos frutos geralmente ocorre no 3º ano após o plantio.
Pode plantar primeiramente em um vaso e quando a muda estiver pequena para o vaso, faça o transplante para o solo. Retire o caroço, limpe-o e delicadamente, quebre com um martelo essa casca dura e retire a semente de dentro. Plante direto no vaso, ou no solo, mas sem afundar a semente.
O potássio presente na atemoia ajuda a regular a pressão. Este mineral é sempre bem-vindo na dieta dos atletas por ajudar a recuperação dos músculos e reduzir as câimbras. A melhor forma de consumir esta fruta é in natura, no entanto, ela também rende bons sucos e pode acompanhar outros alimentos.
Atemóia é maior, mais doce, tem menos sementes, tem a casca mais pontiaguda e uma polpa que se solta mais fácil. A Atemóia possui quase o dobro de açúcar do que a Fruta do Conde, pois a primeira é na verdade um cruzamento da Fruta do Conde e da Cherimóia, (uma terceira espécie semelhante).
Sua polpa é branca e saborosa, levemente ácida, doce e de aroma apreciado. As sementes são pretas e poucas em algumas variedades, dando um bom rendimento de polpa, ao redor de 60 %, pela casca fina do fruto. Clima e solo: é considerada como subtropical, desenvolvendo-se bem em regiões livres de geadas.
Fruta-do-conde (Annona squamosa): Também chamada de pinha ou ata é uma das espécies mais conhecidas, cultivada comercialmente ou em fundo de quintal em todo o Brasil. Apreciada pelo sabor, apresenta muitas sementes com a polpa aderida.
Para amadurecer em casa, basta deixá-las em cesto arejado em local protegido da luz até que fiquem macias. Para apressar o amadurecimento, embrulhe as frutas em jornal.