A História como disciplina escolar surgiu na Europa, nos fins do século XIX e através dos tempos teve, e continua tendo, papel relevante na formação e preparação dos sujeitos para a vida social, através de suas experiências didáticas, o ensino de História auxilia na construção da democracia e da cidadania.
(DUARTE, 2013, p. 35). Além disso, a contribuição da História na formação da cidadania evoca a responsabilidade de promover o questionamento ético sobre os objetivos das políticas econômicas e sociais, estimulando o debate sobre estas políticas dentro de uma concepção crítica e propositiva.
A Constituição de 1988 foi um marco na história democrática do país, em que a garantia dos direitos dos cidadãos era uma preocupação central, visando impedir a possibilidade de qualquer tipo de retrocesso democrático.
O ensino de História possui objetivos específicos, sendo um dos mais relevantes, o que se relaciona à constituição da noção de identidade. Assim, é primordial que o ensino de História estabeleça relações entre identidades individuais, sociais e coletivas, entre as quais as que se constituem como nacionais.
A disciplina história, ministrada nos primeiros ciclos do Ensino Fundamental, tem como, principal, desafio para os alunos: refletir, analisar e problematizar a história enquanto parte integrante da vida de cada aluno, de forma a possibilitá-los uma compreensão sistemática e crítica da realidade.
A História faz-se tão importante quanto o Ensino de Língua Portuguesa, de Matemática, de Geografia entre outras disciplinas. ... Através das diversas formas e metodologias, o Ensino de História deve, pois, tornar os alunos pessoas capazes de discernir de forma consciente o conhecimento.
O Ensino de História nos Anos Iniciais possibilita as crianças o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo, fazendo com que estes tenham sua própria maneira de pensar, sua forma de olhar o mundo que o cerca e dar suas opiniões a respeito dos acontecimentos.
R$ 2.
7 campos de atuação na área de História
Conheça algumas das principais características do professor e veja se você se encaixa nesta profissão!
“O bom professor é aquele que não dá aula. Ele constrói a sua aula de acordo com os conhecimentos que recebe de seus educandos” (Eunice). “O bom professor é aquele que não dá aula só para passar o conhecimento, mas pelo amor à educação” (Fatinha).
Igualmente, essa regra também foi alterada em 2021, visto que a idade mínima para as mulheres passou de 51,5 para 52 anos e os homens de 56,5 para 57 anos. Perceba como ficaram os requisitos no presente ano: 25 anos de magistério PROFESSORA e 30 anos de magistério PROFESSOR; 52 anos de idade MULHER e 57 anos HOMEM.
Para atuar na rede básica de ensino (que compreende o ensino fundamental e médio), seja em escolas públicas ou particulares, é necessário ter feito um curso superior de licenciatura ou de formação de professores. Os profissionais licenciados podem trabalhar tanto no ensino como na administração de espaços escolares.
Podem lecionar nos Ensinos Fundamental e Médio das escolas de Educação Básica, os graduados em licenciaturas e Pedagogia. Na Educação Infantil (creches e pré-escolas) e nos quatro primeiros anos do Ensino Fundamental, admitem-se professores com formação mínima de nível médio, na modalidade normal.
Como se qualificar para ser auxiliar de creche Por isso, é recomendável fazer um curso online de auxiliar de creche, para ter a qualificação necessária e ainda obter um certificado. Este pode variar de 10 a 280 horas, a depender da necessidade de quem quer atuar nessa área.
Habilita o professor para lecionar na Educação Infantil. Pedagogia: o curso de Pedagogia é um curso superior de graduação, na modalidade de licenciatura e tem como finalidade formar professores para atuar na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental (até o 5º ano).