República. No período republicano, eles conquistaram o direito de eleger os Tribunos da Plebe, em uma assembleia. Também conquistaram o direito de casarem-se com patrícios através da Lei Canuleia, votada pouco tempo depois da Lei das Doze Tábuas e o direito de eleger magistrados plebeus.
Podemos descrever as principais conquistas da plebe Romana a partir da criação da Lei das 12 Tábuas, que garantiu inicialmente o fim da escravidão por dívidas, e além disso, os plebeus também passaram a poder participar da política, com a eleição dos Tribunos da Plebe, cargo representativo daqueles votados para ...
Resposta: As leis conquistadas pelos plebeus foram: Leis das Doze Tábuas (450 a.C.) – juízes especiais (decênviros) decretariam leis escritas válidos para patrícios e plebeus. Embora o conteúdo dessas leis fosse favorável aos patrícios, o código escrito serviu para dar clareza às normas, evitando arbitrariedades.
Secessão da plebe (em latim: secessio plebis) era um exercício informal de poder na Roma Antiga pelos cidadãos plebeus similar a uma greve geral levada ao extremo. Portanto, uma secessão significava que todas as lojas e oficinas fechavam e todas as transações comerciais cessavam. ...
O primeiro Tribuno da Plebe foi instituído em 493 a.C. Atribuições principais: - Defender os direitos dos plebeus romanos em contraposição aos interesses dos patrícios (aristocracia). - Incluir, nas leis romanas, direitos para os plebeus.
As principais consequências da profissionalização do exército romano para a política e a sociedade romanas foram a mudança de suas estruturas: com os sucessos militares o território romano cresceu consideravelmente, de modo que a economia se diversificou (havia mais coisas para negociar) e a sociedade deixou de ser ...
A ascensão dos militares romanos se deu por meio do crescimento das turbulências sociais internas na República Romana e na necessidade de expandir as fronteiras do território.
As Consequências das Conquistas Militares - As conquistas militares acabaram levando à Roma a riqueza dos países dominados. O estilo de vida romano, antes simples e modesto, evoluiu em direção ao luxuoso, ao requintado, ao exótico. ... Mas o luxo e a riqueza eram privilégios de uma minoria de patrícios e plebeus ricos.
Aumento do escravismo, marginalização dos plebeus (que passaram a ser vistos como "inúteis" pelos patrícios), surgimento de novas classes sociais (os Cavaleiros) e a criação do "Pão e Circo", que eram eventos de entretenimento cuja finalidade era distrair os plebeus e conter a insatisfação deles.