Isso foi de extrema importância para a evolução da vida na terra, uma vez que os organismos mais complexos passaram a se desenvolver, com o saldo energético proveniente da respiração. Além disso, a partir desse momento houve o intenso aumento da concentração dos gases atmosféricos CO2 e O2.
A teoria celular, foi uma das mais importantes generalizações da história da biologia. Ficou claro que, apesar das diferenças quanto à forma e função, todos os seres vivos têm em comum o facto de serem formados por células. Portanto, para a plena compreensão do fenómeno da vida, é preciso conhecer as células.
Lynn Margulis
A teoria endossimbiótica, popularizada por Lynn Margulis em 1981, postula que mitocôndrias e plastídios, como o cloroplasto, originaram-se a partir de pequenos organismos procariontes que passaram a viver dentro de outros organismos maiores, em uma relação de simbiose.
As mitocôndrias, evolutivamente, teriam origem em bactérias fagocitadas e que não driblaram o processo de digestão, preservando-se em simbiose com a célula hospedeira primitiva. Esta teoria evolutiva para a organela, e que também aplica-se aos cloroplastos das células vegetais, é denominada teoria endossimbionte.
A teoria endossimbiótica afirma que as mitocôndrias surgiram a partir de bactérias aeróbias fagocitadas, não digeridas e preservadas em endossimbiose com a célula hospedeira. Teria surgido, assim, a mitocôndria. ...
Essa hipótese simbiótica fundamenta-se segundo três aspectos: primeiro pela existência de material genético próprio, característico de organismos ancestrais (DNA circular); em segundo pela presença de RNA ribossômico estruturalmente diferenciado (com menor teor protéico / conseqüentemente menor tamanho dos ribossomos) ...
No interior dos cloroplastos, observa-se um fluido denso chamado de estroma, no qual se encontra um sistema de membranas que formam espécies de sacos denominados de tilacoides. O espaço dentro dos tilacoides é denominado de lume do tilacoide, e as clorofilas e carotenoides estão contidos na membrana dos tilacoides.
Formados a partir do proplastídio (organela pequena e sem cor) na presença de luz, os cloroplastos são encontrados em plantas e também em algas e apresentam grande quantidade do pigmento verde denominado clorofila.
Função da membrana plasmática Delimita a célula, separando seu meio interno do ambiente externo; Protege a célula contra a ação de diversos agentes; Controla as substâncias que entram e saem da célula; ... Em células vegetais, coordena a síntese e o agrupamento das microfibrilas da parede celular.
De acordo com ele, a membrana plasmática é uma estrutura formada por uma bicamada de lipídios com proteínas nela inseridas. Os lipídios que formam essa bicada são basicamente os fosfolipídios, os quais se destacam por apresentarem uma região hidrofóbica e uma região hidrofílica.
Carboidratos: constituem as glicoproteínas, os açúcares ou glicídios. São encontrados, geralmente, na porção da membrana que está em contato com o meio extracelular. Atuam no reconhecimento, adesão e na proteção celular.