EQST

O Que Significa Hiperaldosteronismo Primrio?

O que significa hiperaldosteronismo primário?

Tempo de leitura: 4 min. Uma causa comum e curável de hipertensão arterial sistêmica (HAS), o hiperaldosteronismo primário (HPA) é caracterizado por HAS com baixos níveis de renina plasmática e altos níveis plasmáticos de aldosterona. Estes últimos são inadequadamente alto para o volume e pressão arterial.

O que é a doença hiperaldosteronismo?

No hiperaldosteronismo, a superprodução de aldosterona causa a retenção de líquidos e o aumento da pressão arterial, fraqueza e, raramente, períodos de paralisia. O hiperaldosteronismo pode ser causado por um tumor na glândula adrenal ou pode ser uma resposta a algumas doenças.

Como diagnosticar hiperaldosteronismo?

Cateterismo de veias suprarrenais. É o exame padrão de referência no diagnóstico etiológico do hiperaldosteronismo primário (sensibilidade de 95% e especificidade de 100%).

O que diferencia o hiperaldosteronismo primário do secundário?

Hiperaldosteronismo primário, em que as suprarrenais são originalmente afetadas por um adenoma geralmente não canceroso. Hiperaldosteronismo secundário, em que elas são afetadas secundariamente, em consequência de outras doenças ou condições.

O que é hiperaldosteronismo secundário?

Hiperaldosteronismo secundário (E26. Também conhecido como hiperreninismo, ocorre devido à superatividade do sistema renina-angiotensina e resulta em hipocalemia (baixa concentração de potássio no sangue). Pode ser causado por Síndrome nefrótica, por cirrose hepática ou doença cardíaca crônica.

O que é Síndrome de Conn?

A síndrome de Conn é a causa mais comum de hipertensão arterial secundária. É caracterizada por secreção excessiva de aldosterona pelas glândulas suprarrenais, que são pequenas glândulas triangulares localizadas acima dos rins.

O que é o exame de aldosterona?

A aldosterona é um hormônio que estimula a retenção de sódio (sal) e a excreção de potássio pelos rins. Desempenha importante papel na manutenção das concentrações de sódio e potássio normais no sangue e no controle do volume sanguíneo e da pressão arterial.

Quais são os subtipos de hiperaldosteronismo primário?

-Tumor ovariano produtor de aldosterona; -Hiperaldosteronismo familiar; tipo 1 - glucocorticoid-remediable aldosteronism hiperaldosteronismo remediável por glicocorticoides (HRG); tipo 2 - adenoma e/ou hiperplasia idiopática.

Para que serve o exame de sangue aldosterona?

Os exames de aldosterona e renina são utilizados para avaliar se quantidades adequadas de aldosterona estão sendo produzidas e para diferenciar entre as causas potenciais de seu excesso ou deficiência. A aldosterona pode ser medida no sangue ou em uma amostra de urina de 24 horas.

O que faz o hormônio aldosterona?

A aldosterona e a vasopressina fazem com que os rins retenham sódio (sal). A aldosterona também faz com que os rins excretem potássio. O aumento de sódio faz com que a água seja retida, aumentando, assim, o volume de sangue e a pressão arterial.