Uma das principais contribuições das Ciências Sociais para o ensino em saúde é a percepção do processo de construção social da concepção de corpo, saúde e doença e de tudo que diz respeito ao ser humano em sociedade.
Desta maneira a sociologia, como ciência da sociedade, penetra nas demais áreas do conhecimento científico e tenta dar a sua contribuição pela ótica do social na formação dos novos profissionais. Na enfermagem, ela entra como sociologia da saúde, tentando quebrar a visão tecnicista do processo saúdedoença.
A disciplina de Sociologia para o curso de Enfermagem tem por finalidade contribuir com o aprendizado crítico dos alunos, através da reflexão dos fenômenos que emergem no tecido social, bem como da transversalidade das categorias classe, gênero, raça/etnia, entre os diferentes campos da saúde e das ciências humanas.
Educação em Saúde é um processo que envolve a capacitação de pacientes, cuidadores e profissionais de saúde, estimulando-os a agir conscientemente diante de cada ação do cotidiano, criando um espaço para o aprimoramento de novos conhecimentos e práticas.
O Movimento Ginástico Europeu surgiu no século XIX e teve como finalidade fortalecer, embelezar, corrigir e tornar saudáveis os corpos dos europeus. ... O contexto de nascimento desse movimento é o mais interessante, pois, uma vez o conhecendo, entende-se como se deu a emergência da ginástica na Europa.