Informações gerais: O Arrozinho do Brejo é uma erva nordestina muito utilizada as afecções hepáticas. O uso é sugerido para: gordura no fígado, cirrose, hepatite, esteatose hepática, fibrose do fígado e insuficiência hepática. Características medicinais: antisséptica, antiinflamatória e diurética.
A decocção das folhas secas alivia dores de garganta, febres e auxilia no tratamento de infecções da boca e da malária. Também é dado a mulheres grávidas após o parto para o alívio. O extrato das folhas do boldo-brasileiro apresenta propriedades para o tratamento de convulsões.
A Cervejinha do Campo, também conhecida como cipó-una ou tintureiro é uma planta medicinal conhecida pelas suas propriedades diuréticas que ajudam no tratamento de diversas doenças nos rins ou fígado.
A ora-pro-nóbis é usada em várias receitas, o pessoal usa em refogados, sopas, mexidos, omelete e pode ser consumida crua, em salada. Então dá pra consumir assim sem nenhum problema. Ela tem uma mucilagem, a folha é meio gordinha, então dá para consumir tanto a folha como o fruto”.
Receita do Chá de Ora Pro Nobis:
A Ora-Pro-Nóbis, traduzido do italiano significa “ore por nós”, é uma plantinha pouco conhecida, porém de fácil cultivo, super saborosa e com benefícios para saúde que vão desde a diminuição do colesterol, anemia até a prevenção do câncer.
3 dicas simples para curar a anemia
O dente de leão é considerado um remédio natural útil no caso de anemia. Pode ser tomado como chá ou extrato de ervas, mas também fresco, com particular referência às flores, que podem ser apreciadas em saladas. O endro é usado em tratamentos de anemia, em particular no caso em que ocorre durante um ciclo menstrual.