A internet apresenta muitos benefícios para a educação, tanto para os professores como para os alunos. Com a internet é admissível promover pesquisas, sejam em grupos ou individuais, e o intercambio entre os professores e alunos, admitindo a troca de experiências entre eles.
Dessa forma, algumas escolas estão aplicando o uso da tecnologia em suas salas de aula através de aplicativos de contação de histórias, pesquisas na internet, jogos que estimulem o raciocínio, entre outros, que auxiliam os alunos no aprendizado da leitura e da escrita.
Resposta: Partindo dessas constatações, entendemos que a alfabetização tecnológica e, por conseguinte o letramento digital são processos que se efetivam a partir da interação entre alunos e professores, considerando-se a necessidade imposta por determinada situação.
A base para esse processo são as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), que consistem em um conjunto de recursos tecnológicos utilizados de maneira integrada, a partir da inteligência artificial, robótica, telecomunicação, entre outras.
As novas tecnologias digitais da informação e da comunicação, de leitura e escrita, estão levando a mudanças na natureza do letramento e de forma fundamental no caráter da comunicação contemporânea, contribuindo assim, para uma alteração radical da cultura.
Esse cenário possibilita o surgimento de um novo conceito de letramento, defendido por Soares (2002), o letramento digital. Segundo a autora, essa espécie de letramento consiste num conjunto de práticas de leitura e escrita mediadas pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação.
A seguir, elencamos boas práticas para que a alfabetização e letramento na Educação Infantil aconteçam da melhor maneira em sua sala de aula:
Letramentos digitais constituem formas diversas de prática social que emergem, evoluem, transformam-se em novas práticas e, em alguns casos, desaparecem, substituídas por outras. ... Essa discussão sobre o termo letramento digital é trazida aqui para situar o tema e mostrar a sua importância para a formação de professores.
Ajuda a aumentar o engajamento dos alunos Quando a escola consegue realmente integrar a tecnologia às suas práticas pedagógicas, é mais fácil engajar os estudantes. ... Além disso, a cultura digital possibilita a adoção da abordagem do ensino individualizado, que permite identificar dificuldades e pontos fortes dos alunos.
O avanço da tecnologia possibilitou o desenvolvimento global em diferentes aspectos. Precisamente, mudou a maneira como vivemos, iniciando um novo tipo de cultura, chamada de cultura digital. A transformação digital mudou diversos contextos da sociedade — educacionais, financeiros, organizacionais, entre outros.
A cultura digital é um fenômeno histórico que emergiu, primeiro, como resposta às exigências do capitalismo moderno e, depois, pelas exigências dos conflitos do século XX. A II Guerra Mundial foi o evento que fez emergir o modelo binário da computação e a Guerra Fria o contexto em que assumiu a sua forma presente.
A cibercultura é o que vivemos hoje e graças a ela é possível pagar contas, fazer inscrições para concurso ou vestibular, ler os principais veículos de comunicação, conversar com os amigos, programar uma viagem, votar, estudar, fazer a declaração do Imposto de Renda, tudo de forma digital.