PRINCIPAIS FUNÇÕES DOS LUBRIFICANTES: O atrito e a lubrificação são de vital importância nas operações de estampagem e conformação de metais. Um adequado sistema de lubrificação atenua o coeficiente de atrito, distribui as tensões e reduz o carregamento.
coeficiente de encruamento (“strain-hardnening coefficient”): o coeficiente n quantifica o aumento da resistência ao escoamento devido ao encruamento. Definido como gradiente da curva de escoamento = k. n, no ponto de carga máxima do ensaio de tração.
A equação mais utilizada é a equação de Hollomon, da qual o parâmetro n é conhecido como coeficiente de encruamento e é calculado a partir de dois pontos (1 e 2) da curva tensão- deformação, na região plástica, segundo a equação 1.
Frequentemente as propriedades mecânicas de um material conformado variam conforme a direção em que se retira o corpo de prova para o ensaio, este fenômeno é conhecido como anisotropia e ocorre devido a orientação preferencial dos grãos do metal após uma grande deformação por forjamento, laminação, etc.
A taxa de deformação exerce influência nos resultados dos processos de conformação, pois têm ligação direta sobre a velocidade de deslocamento e multiplicação das discordâncias, assim esta acaba exercendo influência sobre as propriedades mecânicas do material.
Taxa de cisalhamento – é o deslocamento relativo das partículas ou moléculas do fluido. A taxa de cisalhamento também pode ser denominada de grau de deformação ou gradiente de velocidade e pode ser descrita, matematicamente pela equação 7. ... ∂γ/∂t → variação da deformação em função do tempo.
Existe um gradiente de velocidade quando você move da placa estacionária para a placa em movimento, e o líquido tende a mover em camadas com velocidades sucessivamente mais altas. Isto é chamado fluxo laminar, ou algumas vezes fluxo "streamlined".