O giro pré-central situa-se entre os sulcos central e pré-central. É o responsável pela função motora principal do cérebro. O giro pós-central localiza-se no lobo parietal do cérebro. É o responsável pelo córtex da área receptiva do cérebro.
A lesão na parte frontal do lobo parietal esquerdo ou direito causa a sensação de dormência e debilita as sensações no lado oposto do corpo. Os indivíduos afetados têm dificuldade em identificar o tipo de sensação e a sua localização (dor, calor, frio ou vibração).
Os ossos parietais, do latim parietale ou paries (parede), são um par de ossos retangulares, curvos e achatados que ocupam a parte lateral e superior da calota craniana, protegendo o lobo parietal do cérebro.
Lobo temporal é a estrutura responsável pelo gerenciamento da memória. Fica localizado na parte lateral do cérebro. A inatividade desta área provoca a Síndrome de Klüver-Buky. Os lobos temporais estão localizados na zona por cima das orelhas, tendo como principal função processar os estímulos auditivos.
O traumatismo craniano é uma lesão que atinge somente o crânio, normalmente ocasionada por um forte impacto. Pode causar danos graves ao cérebro, como contusão ou coágulo sanguíneo. Neste último caso, o traumatismo craniano passa a ser chamado de traumatismo cranioencefálico.
Alguns dos principais sinais dos traumatismos cranianos são:
O tratamento para traumatismo craniano depende do tipo, gravidade e extensão das lesões no cérebro e é indicado por um neurologista após a realização de tomografia computadorizada ou ressonância magnética, no entanto, pode ser necessário atendimento de médicos de outras especialidades, como o ortopedista, por exemplo.
O objetivo principal no tratamento do trauma craniano é otimizar perfusão tecidual e manter pressão para perfusão cerebral. Deve-se fornecer oxigênio, elevar a cabeça em 30 graus, evitar torcer o pescoço, e não ocluir [2] ou canular a jugular, pois a liberação desta facilita a drenagem do líquor [1].