A função do detergente enzimático é a retirada da sujidade. Mesmo que em sua composição haja álcool isopropílico, é provável que a concentração séja menor que a preconizada para a ação desinfetante, uma vez que este compontente tem a finalidade umectante e/ou anti-espumante.
Os Detergentes Enzimáticos são compostos basicamente de enzimas, surfactantes, solubilizantes e alcoóis. Detergentes enzimáticos são ótimos para limpar toda e qualquer sujidade.
Como usar detergente enzimático Em média, mistura-se de 3 ml a 5 ml do produto para cada litro de água em uma cuba ou recipiente. Como você fará a imersão dos objetos, é ideal que esse refratário seja largo. Em seguida, passe seus instrumentos na água para tirar o excesso de detritos e despeje-os na cuba.
5 minutos
Leve ½ xícara (120 ml) do detergente a um borrifador e acrescente 4¼ xícaras (1 L) de água. Depois, feche o recipiente e chacoalhe para misturar bem os produtos. Repita esse movimento toda vez que for usar o limpador.
1 - Enxaguar todo o instrumental cirúrgico em água corrente, instilando água sob pressão, certificando-se posteriormente da ausência de sujidade. 1 - Colocar o instrumental cirúrgico sobre um pano branco e limpo; 2 - Secar cada instrumental externa e internamente com ar sob pressão.
Usar detergente enzimático em imersão
A forma correta de preparar o equipamento para a esterilização é embalando o produto com materiais que permitam a passagem do vapor, como por exemplo, o papel grau cirúrgico.
Por outro lado, caso você não tenha um esterilizador em casa, é possível também lavar as pinças e tesouras com água e sabão. Nesse caso, o ideal é esfregar bem até formar bastante espuma. Em seguida, enxague com água em abundância. Porém, a água e o sabão não são o suficiente para esterilizar da forma correta.
São apenas 4 passos;
Recomenda-se para a esterilização em autoclave, que os artigos estejam embalados em papel grau cirúrgico, e estes instrumentos devem ser esterilizados a uma temperatura de 121ºC durante 15 a 30 minutos a uma pressão de 1atmosfera (atm) (PELCZAR, 1997; RAMOS,2009).
Limpe o metal com uma combinação de sabão neutro e água morna e enxágue com água corrente quente. Examine o metal com cuidado após a lavagem para garantir que você tenha removido todos os vestígios do sabão.
Para a limpeza é bem simples, basta seguir esses 4 passos;
Deixe o pincel encharcar por 5 minutos para limpá-lo completamente. Use o pincel e 1 colher de chá de sabão antibacteriano para esfregar as lâminas do cortador de unhas e manipula-lo. Lave o cortador em água quente até que não haja espuma de sabão. Seque bem a tesoura com uma toalha de papel limpa.
Como esterilizar alicate de unha da forma correta?
Atenção: esse alicate é para uso individual, esse material que possui plástico, não pode ir em estufa, a higienização pode ser feita com bactericidas.
Como você já deixou a estufa ligada durante a higienização, agora ela já deve ter atingido a temperatura correta de 170ºC, ou seja, perfeita para colocar os instrumentos. Feche o aparelho e aguarde completar o ciclo de esterilização, que dura 1 hora. Durante este tempo a tampa da esterilizadora não pode ser aberta.
Você também pode utilizar o forno para esterilizar o alicate. Para fazê-lo, coloque o alicate em uma panela (própria para fornos) e "asse-o" a uma temperatura de 170°C durante 60 minutos. Caso utilize o método do forno, remova o alicate cuidadosamente, pois ele estará quente após a esterilização.
No caso do alicate, a escova de aço foi bastante útil para limpar as ranhuras. Após tirar ferrugem de suas ferramentas, aplique óleo lubrificante, como utilizado na dica de limpeza de ferramentas. Seque com um pano de algodão e pronto!
Como utilizar autoclave passo a passo
Nunca sobreponha os materiais de dentro do envelope e nem os envelopes. Deixe um espaço de pelo menos 1 centímetro entre os envelopes e o tanque da autoclave. Se você utilizar o suporte para envelopes, coloque todos na mesma direção, com o lado do plástico voltado para o mesmo lado.
180º
Como fazer:
As AUTOCLAVES conseguem realizar a esterilização de materiais de metal usando vapor a uma temperatura de 134°C durante 26 minutos (ciclo total de esterilização).
4 maneiras para esterilizar com segurança Leve ao fogo alto e deixe ferver por, no mínimo, 15 minutos. Desligue o fogo e utilize uma pinça de cozinha para retirar os itens da água, sempre com cuidado para não se queimar nem deixar o vidro cair. Disponha sobre um pano de prato limpo estendido em uma bancada seca.
Para esterilizar os seus potes de vidro basta encher uma panela grande com bastante água, colocá-los dela com a boca virada para baixo (e sem tampa) e levar ao fogo alto. Quando a água começar a ferver, conte cerca de 10 a 15 minutos e desligue o fogo. Mas, cuidado!
Lave o coletor menstrual com água e sabão neutro de 2 a 3 vezes ao dia. Enxague-o bem. Ao final de cada ciclo, recomendamos fervê-lo por 5 minutos. Não se deve usar panelas de alumíno, nem de teflon, pois elas soltam substâncias metálicas que podem danificar o silicone.
Uma solução de 0,5% de hipoclorito de sódio com exposição de 30 minutos é eficaz na desinfecção de nossos materiais, podemos fazer uma solução com água e deixar nossos objetos imersos no caso de vidros advindos de reciclados por exemplo, ou borrifar a solução sobre bancadas, e outros materiais e deixar agir para após ...