As características preponderantes da economia verde são: baixo carbono, eficiência no uso de recursos naturais e inclusão social. No projeto de economia verde, propõe-se o consumo consciente, reciclagem, reutilização de bens, uso de energia limpa e valoração da biodiversidade.
Consumir com consciência significa decidir com cuidado e atenção aquilo que você compra e usa no seu cotidiano. ... São atitudes conscientes, por exemplo, evitar o desperdício de água e escolher não adquirir um produto supérfluo.
Resposta: Significa comprar aquilo que é realmente necessário, estendendo a vida útil dos produtos tanto quanto possível.
Nos comportamentos indicadores de consumo consciente, a economia lidera ranking e se destacaram as seguintes atitudes: desligar lâmpadas, fechar torneiras, desliga eletrônicos e esfria alimentos. Em segundo, aparece o planejamento, com: compra de alimentos, compra de roupas, pede nota fiscal e lê rótulos.
Buscando novas fontes de energia para garantir a sustentabilidade. A simples mudança para luzes, painéis e tecnologias LED provoca a diminuição do consumo de energia. Além disso, esses produtos têm uma vida útil muito mais longa, em comparação com luzes incandescentes.
O consumidor consciente faz a reciclagem dos seus resíduos, reaproveitando vidro, plástico, papel e metal, que consomem milhões de litros de água e energia para serem transformados, demorando milhares de anos para se decompor em um aterro. O consumo consciente engloba toda a cadeia, desde a produção até o descarte.
O Programa Descarte Consciente é o maior programa do país para coleta de medicamentos vencidos ou em desuso. É realizado pela BHS Brasil Health Service, uma empresa pautada pela responsabilidade, transparência, inovação e eficiência.