O CRONOMETRISTA planeja, controla, programa e faz apontamento do tempo da produção. Planeja a manutenção de máquinas e equipamentos. Trata informações em registros de cadastros e relatórios e na redação de instruções de trabalho.
Os anotadores e cronometristas devem auxiliar os árbitros a controlarem as camisas dos goleiros linha, quando estes forem entrar na partida.
49.
O cronometrista do jogo tem como função assegurar a contagem do tempo de jogo, dos time-outs e também do tempo de exclusão de cada um dos jogadores. ... Já o secretário do jogo deverá ser responsável pela listagem dos jogadores, pela súmula do jogo, zelar pela correta entrada e saída dos jogadores em quadra.
A chamada “lei da vantagem” é apenas uma das muitas premissas previstas na Lei 12, que fala sobre faltas e incorreções. Baseia-se na ideia que o árbitro deve abster-se de punir uma infração se a bola seguir para a equipa lesada em situação vantajosa.
Na regra do jogo - entre os textos que citam a lei da vantagem - consta o seguinte: “O árbitro: permitirá que o jogo continue quando a equipe que sofrer a infração se beneficiará da vantagem, devendo marcar a infração ou falta se a vantagem prevista não se concretizar nesse momento ou dentro de poucos segundos.”
A “Lei da Vantagem” assegura prerrogativas aos árbitros para deixar de assinalar faltas em que os infratores se beneficiem, com exceção dos casos em que se impõe a marcação para não malferir a exigível disciplina ou observância das regras.
A lei da vantagem no futsal não é muito diferente do futebol de campo, o árbitro deve analisar a jogada em disputa esperando a conclusão da mesma, caso o jogador que iria receber a falta consiga concluir seja no passe para o companheiro ou até mesmo o companheiro ficando com a bola uma vez disputada, o árbitro deve ...
O Futsal foi desenvolvido no Brasil e no Uruguai na mesma época, em 1934 no Uruguai e na década de 1940 no Brasil. ... Em 15 de junho de 1979 a Confederação Brasileira de Futsal foi fundada no Rio de Janeiro, após a Confederação Brasileira de Desportos (CBD), que foi a responsável pela administração de diversos esportes.
No futsal nunca se deve colocar a mão na bola. O único jogador que pode é o goleiro que usa uma luva para defender a marcação de gol pela equipe adversária. Como o futebol de campo, se um jogador cometer falta ele pode levar o cartão amarelo (advertência) ou vermelho (expulsão).
As principais regras do vôlei são:
É proibido um jogador tocar a bola duas vezes seguidas. – Quando a bola está no campo do grupo oponente, não é permitido fazer o ataque. – Durante o bloqueio, os atletas podem tocar a bola além da rede, porém sem interferir no ataque do oponente. – É considerada falta quando algum jogador toca a borda superior da rede.
Resposta
NÃO PERMITIDO - Os jogadores não podem tocar na rede; - Os jogadores não podem invadir a quadra adversária durante o jogo; - Os jogadores de defesa não podem ir na área de ataque; Claro que deve existir outras regras, mas essas são as mais importantes.
O que não pode se fazer em um jogo de vôlei? – Um jogador não pode bloquear um saque; – O jogador não pode fazer um ataque à quadra adversária sem que a bola passe no espaço entre as duas antenas da rede (não pode passar “por fora” nem tocar uma delas). Uma partida de vôlei tem, normalmente, 5 sets, sem tempo definido.
O atacante pode acertar a bola com força, realizando, assim, uma cortada, ou explorar um espaço vazio na quadra adversária, sem utilizar força, realizando uma largada ou pingada. Os ataques podem ser realizados por qualquer jogador de um time, exceto pelo jogador líbero.
1. Saque. O saque é considerado o primeiro ataque, porque é o fundamento que dá início ao jogo ou ao rally - que compreende o momento em que o árbitro apita até a marcação de um ponto.
3 tipos de ataque no Voleibol