São as estruturas provisórias, geralmente de madeira, destinadas a dar forma e suporte aos elementos de concreto até a sua solidificação.
Pré-dimensionamento de pilares. As normas técnicas brasileiras recomendam que as dimensões a e b sejam iguais ou maiores que 19 cm, porém, em casos especiais, admitem que uma das dimensões seja de, até, 14 cm, desde que a área da seção seja maior ou igual a 360 cm2.
As colunas ou pilares ficam acima do solo e fazem parte da estrutura de concreto armado que dá sustentação a casa. Cada coluna é um bloco retangular ou cilíndrico feito de concreto armado dimensionado para suportar e distribuir o peso das vigas para as fundações.
As colunas devem ser colocadas em todos os cantos da construção e em qualquer interseção das paredes com sustentação de carga. A parede é cortada cuidadosamente até o nível da viga superior. O concreto no nível do teto é cortado e removido para expor os reforços. A abertura da parede deve ter uma alvenaria reforçada.
Uma solução básica e econômica é fazer a estaca de reação ou dar injeção de nata de cimento por baixo do alicerce, no solo; . Quando o problema é o alicerce, outra solução pode ser um reforço com vigas de concreto em forma de zigue-zague, na transversal.
100 anos
O tempo médio estimado é de 50 a 100 anos. Alguns podem durar mais de 60 anos sem apresentar qualquer problema. Mas, claro, isso depende de como ele é feito e quais materiais são usados, além de qual é a periodicidade de manutenção da construção.
Estimativa de três pontos ou técnica PERT Esse método também pode contar com o suporte de opiniões especializadas citado acima e, inclusive, ser usada também para as estimativas de custo. É dada pela fórmula (P + 4 x MP + O) / 6 e o resultado fornece a duração esperada.
A RUP representa o número de homens-hora necessário para executar 1 metro quadrado de alguma atividade, como pintura, alvenaria, revestimento, etc. Para calcular o número de homens-hora, basta verificar a quantidade de operários que se dedicaram ao serviço e por quanto tempo eles trabalharam.
Primeiro calcule o comprimento usinado por min. baseado no avanço e na rotação. Substitua a resposta acima na fórmula. Tc=lm÷l=100÷200=0.
Se a média dos seu salário dos últimos três meses foi R$ 1.