Isolante térmico: a camada de tecido subcutâneo contribui para regular a temperatura corporal. Por exemplo, uma camada de tecido adiposo protege o corpo contra o frio. Esse processo é conhecido por termorregulação. Conexão: a hipoderme conecta a derme aos músculos e ossos.
A hipoderme ou tecido celular subcutâneo é uma camada de tecido conjuntivo frouxo localizada abaixo da derme, a camada profunda da pele, unindo-a de maneira pouco firme aos órgãos adjacentes. A depender do estado nutricional e da região do corpo, a hipoderme pode conter uma quantidade variável de tecido adiposo.
As estruturas anexas da pele são os pelos, as unhas e as glândulas sebáceas e sudoríparas (Azulay e Azulay, 1999): O pelo é uma matéria semiviva originada de invaginações da epiderme.
A pele (cútis ou tez), em anatomia, é o órgão integrante do sistema tegumentar (junto ao cabelo e pelos, unhas, glândulas sudoríparas e sebáceas), que tem por principais funções a proteção dos tecidos subjacentes, regulação da temperatura somática e ainda conter terminações nervosas sensitivas.
Hemidesmossomos(vale ver uma imagem) são especializações da membrana celular ,presente em tecidos específicos como o epitelial,que tem por função fixar o tecido numa estrutura que fica abaixo dele chamado de lâmina basal.