Órgãos do corpo humano, como o coração, esôfago, estômago, intestino delgado e grosso, fígado, cérebro, medula espinhal, rins, bexiga, pulmões e gônadas, são responsáveis pelo bom funcionamento do corpo.
Estes órgãos têm a função de produzir hormônios sexuais, como estrogênio, progesterona e testosterona. Além disso, os ovários contêm os óvulos, e são nos testículos onde os espermatozoides são produzidos.
Sintomas de problemas na laringe: rouquidão, falta de ar, respiração ruidosa e engasgos são os principais exemplos de sintomas que podem indicar problemas na laringe.
Sintomas de problemas no vasos sanguíneos: dependendo dos vasos afetados, podem surgir sintomas como dor no local, cãibras, fadiga muscular e feridas na pele.
O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.
A bexiga é um órgão triangular na parte inferior do abdome que se liga aos rins por meio de dois canais conhecidos como ureteres. Este órgão é responsável por receber e armazenar a urina produzida pelos rins.
Fornecido a você pela Merck & Co, Inc., Rahway, NJ, EUA (conhecida como MSD fora dos EUA e Canadá) - dedicada ao uso de ciência inovadora para salvar e melhorar vidas em todo o mundo. Saiba mais sobre os Manuais MSD e nosso compromisso com o Conhecimento Médico Global
O esôfago é um órgão localizado no pescoço e tórax que tem um formato de tubo e é responsável por conduzir o alimento da boca até o estômago. É formado especialmente por músculos que se contraem ao deglutir o alimento facilitando o seu transporte.
Por meio sangue, nutrientes e oxigênio chegam até os órgãos e substâncias produzidas pelo metabolismo das células e gás carbônico são removidas para serem eliminadas pelos rins, fígado e pulmões.
Sintomas de problemas no útero: alguns sintomas de problemas no útero são sangramento vaginal fora do período menstrual, menstruação prolongada ou intensa, ciclos menstruais muito curtos e dificuldade para engravidar.
O pâncreas fica no abdome logo abaixo do estômago e é uma glândula que é responsável pela secreção do suco pancreático, uma mistura composta por enzimas e bicarbonato de sódio, que é liberada no intestino delgado para a digestão de alimentos.
A traqueia é um órgão que se estende pelo pescoço e tórax formado principalmente por cartilagem e que tem o formato de um tubo, conectado a laringe aos pulmões. Sua principal função é conduzir o ar até os pulmões, que é a parte final das vias aéreas.
Sintomas de problemas nas gônadas: os principais sintomas de problemas na gônadas são infertilidade, atraso do desenvolvimento ou desenvolvimento precoce de características sexuais, como crescimento de pelos e das mamas, irregularidades menstruais e diminuição da libido.
Enquanto a principal função do intestino delgado é a absorção de nutrientes para a corrente sanguínea, o intestino grosso é responsável especialmente pela absorção dos nutrientes e água restantes da digestão e formação das fezes. Entenda melhor as funções do intestino delgado e grosso.
Sintomas de problemas na traqueia: sintomas como tosse, dificuldade para respirar e respiração ruidosa podem ser indicativos de problemas na traqueia, como traqueíte e obstrução das vias aéreas.
Sintomas de problemas no coração: problemas no coração podem causar sintomas como alterações dos batimentos cardíacos, dor no peito que tende a piorar aos esforços e se espalhar pelo braço, ombro ou pescoço do lado esquerdo e inchaço nas pernas. Conheça mais sintomas de problemas do coração.
O fígado está localizado no abdome e sua maior parte fica abaixo das costelas do lado direito do corpo. Este órgão tem a função de metabolizar proteínas, carboidratos, hormônios e substâncias estranhas ao organismo e produzir a bile, um líquido que auxilia na digestão dos alimentos.
O corpo humano possui dois pulmões, que ficam no interior da caixa torácica, um de cada lado do corpo. Os pulmões são responsáveis por fazer as trocas gasosas, permitindo a absorção do oxigênio e eliminação do gás carbônico pelo organismo.
O estômago é um órgão oco que fica na parte superior do abdome e aproximadamente no centro. Sua principal função é a digestão de alimentos por meio da produção de suco gástrico, que contém enzimas capazes de degradar os alimentos e destruir a maioria dos microrganismos ingeridos.
São órgãos do corpo humano: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, laringe, pulmões, coração, vasos sanguíneos, rins, bexiga, ovários, útero, testículo, pênis, pele, cérebro e medula espinhal.
Fígado: é uma glândula acessória do sistema digestório e destaca-se por ser o segundo maior órgão do corpo humano, perdendo apenas para a pele. O fígado é responsável pela secreção da bile e também atua em outros processos, como no armazenamento de glicogênio e desintoxicação.
Na segunda edição do Anatomia Responde desta semana, o professor Luis Fernando Tirapelli fala sobre o fígado, maior órgão maciço do corpo humano, com 1,5 kg, localizado na cavidade abdominal e protegido pelas últimas costelas./span>
Talvez você esteja pensando que são os pulmões, intestinos ou até mesmo o cérebro, mas o maior órgão é a pele e, por isso, ela precisa de uma atenção especial. Uma pele saudável precisa de cuidados e a pele de alguém que está doente, seja em casa ou no hospital, merece ainda mais cuidado./span>
A pele é o maior órgão do corpo humano, já que nos reveste da cabeça aos pés. Cabelos e unhas também fazem parte dela. Nosso corpo conta com bilhões de células (presentes em órgãos como rins, fígado e coração), que são vistas apenas com ajuda do microscópio./span>
Fisiologia (função) A pele é um órgão muito mais complexo do que aparenta. A sua função principal é a proteção do organismo das ameaças externas físicas. No entanto, ela tem também funções imunitárias, é o principal órgão da regulação do calor, protegendo contra a desidratação.