1830
A independência aconteceu, entre 1809 e 1822, e foi dirigida pelo general Sucre com a ajuda de Simón Bolívar. Suas causas foram de origens interna e externa, uma delas, a influência da revolução francesa na região.
Foi no ano de 2000 que o então presidente equatoriano Jamil Mahuad decretou a dolarização de seu país. Naquela época, o Equador atravessava uma crise econômica e inflacionária intensa, tendo sido essa a justificativa da adoção do dólar americano como moeda oficial do Equador.
1821
Mas por que a Linha do Equador recebeu esse nome? “Equador” vem da expressão em latim Equatore, que significa “equilíbrio” ou “igualdade”, ou seja, a divisão por igual entre dois dos quatro hemisférios terrestres.
Quem nasce ou reside na cidade de Equador é chamado de Equatoriano.
Significado de Equador substantivo masculino Grande círculo da esfera terrestre cujo plano é perpendicular ao meridiano. ... Equador magnético, lugar dos pontos da superfície terrestre onde é nula a inclinação da agulha magnética.
A linha do Equador é uma linha imaginária responsável pela divisão do globo terrestre em dois hemisférios: Hemisfério Sul, também denominado meridional ou austral.
No Brasil, essa linha imaginária está presente nos estados do Pará, Roraima, Amazonas e Amapá. Macapá é a única capital brasileira “cortada” pela linha do Equador.
Quanto mais próximo da linha do Equador mais elevada é a temperatura, pois os raios atingem a superfície terrestre formando um anglo de 90°. Em contrapartida, os pólos recebem luz solar de maneira extremamente inclinada.
Quanto mais próxima uma região está do Equador, mais quente ela costuma ser. Isso ocorre porque as áreas próximas do Equador recebem os raios solares durante todo o ano de forma direta.
Quanto maior a latitude (mais perto dos pólos - 90º norte ou sul), mais frio será. E quanto menor a latitude (mais perto do equador - 0º), mais quente será. Junto ao equador os raios solares são mais concentrados porque atingem uma área menor e nas grandes latitudes são dispersos pois atingem uma área bem maior.
Portanto: Quanto maior a continentalidade, menor é a umidade e maior é a amplitude térmica. Quanto maior a maritimidade, maior é a umidade e menor é a amplitude térmica. Isso significa que as áreas localizadas no interior dos continentes (continentalidade) variam mais as suas temperaturas.
A influência das correntes marítimas no clima se dá principalmente pela regulação por parte dessas correntes da composição das massas de ar. As correntes marítimas são movimentações das águas dos mares e oceanos com características comuns em termos de composição e temperatura.
As correntes marítimas possuem direção constante e influenciam no clima de diversas regiões da terra onde atuam, pois transportam consigo temperaturas e umidades variadas.
Resposta. A corrente do Golfo interfere no clima do continente europeu, sendo empurrada pelos movimentos dos ventos em direção ao norte da Europa. [Assim, ela aquece a porção da Europa ocidental (Noruega, Irlanda, Grã-Bretanha) e evita, dessa maneira, o congelamento de determinadas áreas.]
A corrente de Humboldt é um exemplo de correntes marítimas comportando-se como um fator climático. ... A Cordilheira dos Andes impede que os ventos do leste cheguem até a região do Atacama, contribuindo ainda mais para o seu clima desértico.
Durante o fenômeno do El Niño, a corrente de Humboldt é impedida de emergir à superfície oceânica na região da linha do Equador ao dar lugar para uma corrente quente, a qual espanta os peixes, ocasionando secas ou aumento no índice pluviométrico.
No que diz respeito as correntes marítimas temos que elas amenizam o clima, deixando o frio nem o calor não tão intensos. Isso ocorre porque a água demora mais a perder calor. Quando amanhece a água ainda está mais fresca e a brisa marítima diminui a sensação de calor.
A corrente do Brasil A corrente Sul-Equatorial do oceano Atlântico, que se movimenta no sentido leste-oeste na altura do equador, bifurca-se ao alcançar a costa nordestina brasileira. A que se desvia para o norte, é denominada corrente das Guianas, e a que se volta para o sul, corrente do Brasil.