Isso quer dizer que na lista de animais domésticos entram cavalos, ovelhas, gados, cães, patos, galinhas, gatos, porcos, hamsters, abelhas e outros. Alguns bichos também estão em processo de domesticação, como no caso das cobras e sapos.
Coelhos podem se acomodar em cercadinhos ou gaiolas, e precisam de comedouro, bebedouro, banheiro e brinquedinhos. A gaiola deve permitir que o coelho fique em pé sobre as patas traseiras sem atingir a cabeça no topo, precisa ter espaço para os demais acessórios e deve ser mantida em uma área fresca e bem ventilada.
“O custo de um coelho pode variar de acordo com a raça. Os comuns custam em média R$ 60, porém existem raças como Teddy Dwerg que custa em torno de R$ 400. Após a aquisição que inclui o animal, gaiola e acessórios. O custo mensal com ração, complementos e forração de fundo gira em torno de 50 reais”, diz Calil.
A melhor forma de fazer isso é preparar uma gaiola para coelho com granulado higiênico, bebedouro e comedouro. Além disso, esses animais são muito ativos e brincalhões, portanto, não se esqueça de oferecer um brinquedo para coelho, pode ser uma pelúcia, um objeto para roer ou até mesmo uma bolinha.
Ambiente: É importante que o coelho seja instalado em uma gaiola de ferro, com pelo menos 45cm (altura) por 60 cm (largura) e 80cm (comprimento), que possua uma pequena gaveta embaixo para facilitar na hora da limpeza. A gaiola tem que ficar a pelo menos um metro do chão. A higiene do local deve ser diária.
Apesar de serem animais pequenos, os coelhos precisam de espaço para se movimentar, correr e pular. Ainda que sejam pets que podem ser criados em apartamentos, ficar alojados em pequenos espaços pode resultar em problemas de saúde, como hérnia e bico de papagaio, por exemplo.
O ideal é que o coelho tenha seu próprio espaço, um local que não precisa ser grande, mas deve ser tranquilo, ao abrigo da luz solar e da chuva, onde tenha a disposição alimento, água fresca e possa descansar.
Mito! Assim como os gatos e os roedores, os coelhos também se limpam com frequência, lambendo os próprios pelos para remover a sujeira e pelos mortos. Porém, isso nem sempre é o suficiente para manter a higiene deles. Lembre-se que os banhos são muito estressantes para esses pets que são presas na natureza.
O coelho é um animal de solo, por isso, se for tentar acostuma-lo no colo, um bom começo é iniciar o contato sentado no chão. Aos poucos ele pode aceitar esse tipo de agrado. Todos os brinquedos destinados aos coelhos são para roer.
A enfermidade mais comum costuma ser a coccidiose, também chamada de eimeriose, que é causada por protozoário e provoca quadros de diarréia de leve à moderada, podendo levar a óbito. ? O coelho adquire a doença através do solo, alimentos e água contaminada ou mesmo pelo contato com as fezes de outros coelhos doentes.
A mudança drástica no ambiente pode ser muito estressante. Qualquer mudança no ambiente por menor que seja pode deixar o coelho desorientado completamente, você pode observar isso enquanto tenta limpar a gaiola dele, assim você verá que vai sofrer uma supervisão muito mais exigente que a do seu chefe.
O coelho fica bem sozinho, mesmo que seja a maior parte do dia, mas é bom deixá-lo preso quando você não estiver em casa, para evitar acidentes. Ele vai ficar aguardando ansiosamente o dono chegar em casa para soltá-lo e interagir com ele, pois se acostuma facilmente com a rotina da casa.
Eles ficam tranquilos na gaiola sozinhos durante o dia e esperam uma interação, um carinho, quando você chega. Eles também podem se dar bem com cães e gatos. Higiênicos- Eles defecam tanto quanto comem – o tempo todo. Mas são bem disciplinados e aprendem fácil a usar o banheirinho.
Adapte o seu comportamento.
Algumas soluções incluem soltá-lo em espaços abertos, dar-lhe coisas para roer, evitar ruídos, manter a higiene de sua gaiola e, finalmente, levá-lo ao veterinário. Animais, como nós humanos, estão propensos ao estresse; seja em liberdade ou em cativeiro como animais de estimação.
Se sente que deve dormir com o seu coelho, tente colocar o seu colchão no solo para a sua cama ter menos altura e desse modo possa evitar que seu coelho caia e se lesione.
O coelho quando está estressado pode ter fome e sede em excesso. Mais um sintoma que pode indicar que seu coelho está estressado são seus movimentos. Observe se ele quase não está movendo-se, ou se ele está rodeando algum espaço.
Coelhos podem expressar de várias maneiras uma tentativa de chamar sua atenção. Às vezes, eles tentam empurrá-lo com o focinho minúsculo, esfregar-se contra você ou mover-se levemente perto da mão para fazer carícias. Todos esses sinais têm algo em comum: indicam que seu coelho ama você .
Entre os sinais de coelho com frio podemos citar:
O coelho no inverno
Isso porque coelhos são animais sociais, que precisam ter contato com outros bichos da mesma espécie. “Coelhos precisam da companhia de outros coelhos e nunca devem ser deixados sozinhos. A solidão causa tédio, frustração e medo nesses animais.
Uma das principais causas disso é o comportamento territorial. Coelhos são animais territoriais, assim como cães e gatos. Portanto, quando tentamos invadir o que eles consideram seu território, comportamentos agressivos podem surgir.
A maioria dos coelhos que mordem é porque sentem medo e é o seu mecanismo de defesa. Eles aprenderam que morder faz com que a ameaça se retire. ... Analise como é a aproximação com o seu coelho, talvez esteja realizando algum tipo de contato que ele não gosta e a sua forma de lhe dizer é através das mordidas.