Para vencer uma partida de xadrez você vai precisar de seis coisas:
Passos
Resposta. O cavalo realiza movimentos em “L” (duas casas em um sentido e uma casa em sentido perpendicular àquele), para qualquer direção.
O movimento do cavalo é em forma de L: duas casas numa direção e uma para a direita ou esquerda dessa direção, ortogonalmente. O enunciado mais antigo da volta do cavalo propunha que, partindo de uma casa qualquer, o cavalo visitasse todas as outras 63 casas, passando uma única vez em cada uma delas.
* 1 ponto É o final do jogo, quando acontece a vitória do jogador que fez a jogada de xeque. É necessário usar apenas uma peça para que aconteça o xeque mate. É quando o adversário desiste da partida.
Quando o peão chega do outro lado do tabuleiro ele é promovido e deve escolher tornar-se uma rainha ou torre ou bispo ou cavalo, sendo que normalmente ele escolhe tornar-se uma rainha, por ser a peça mais poderosa. Na teoria podemos ter até 9 rainhas da mesma cor em um jogo.
O peão avança a uma casa ocupada por uma peça adversária, que esteja diagonalmente à sua frente, numa coluna adjacente, capturando aquela peça. A captura en passant ou na passagem é um captura especial de peões.
Promoção é uma regra do xadrez que descreve a transformação de um peão que alcança a oitava fileira em uma peça da escolha do jogador como a dama, torre, bispo ou cavalo. A nova peça substitui o peão na mesma casa que concluiu o movimento. A promoção não é limitada às peças que tenham sido capturadas.
Ocorre quando um peão alcança a última casa do tabuleiro. O peão que alcançar a última casa é imediatamente promovido, podendo transformar-se em qualquer peça à escolha do jogador, à exceção do Rei. Portanto, é possível que em uma partida exista mais de uma Dama ou três Torres, três Cavalos, etc.
O rei move-se duas casas para esquerda ou direita, e a torre move-se sobre o rei! Tudo em um único movimento! Para fazer o roque, simplesmente mova o rei duas casas para esquerda ou direita. A torre saltará sobre o rei em direção ao lado oposto automaticamente!
No roque o rei anda duas casas em direção à torre e a torre pula o rei ficando ao seu lado. O roque grande é aquele que o rei anda em direção à torre mais distante. O roque pequeno é aquele em que o rei anda em direção à torre mais próxima.
Quais os benefícios de jogar xadrez para a aprendizagem?