A tenda do encontro ou tenda da congregação, era uma tenda especial onde Deus manifestava a sua glória e falava com Moisés.
A tenda era lugar da revelação de Deus a Moisés e Aarão em momentos cruciais da marcha e das paradas do povo no deserto. Moisés volta a receber uma revelação de Deus, diante da tenda do encontro, também chamada a tenda do testemunho, porque aí eram guardadas as tábuas da Lei881.
Construído em camadas de cortinas, juntamente com 48 placas revestidas com ouro polido, como persianas verticais mantidas em cinco barras por lado com a barra do meio e decoradas com itens feitos de ouro, prata, latão, peles, joias e outros materiais valiosos retirados do Egito Antigo pelas ordens de Deus, e de acordo ...
Hoje, os judeus compreendem cerca de 75,4% da população do país, enquanto os cidadãos não judeus, a maioria árabes (20,5%), somam cerca de 24,6%. Cerca de 92% dos habitantes de Israel vivem em cerca de 200 centros urbanos, alguns dos quais localizados em locais históricos antigos.
Segundo a crença judaica, descrita nesse livro; o povo de Israel surgiu de grupos nômades que habitavam a Mesopotâmia há cerca de cinco mil anos e que posteriormente rumaram para a região do Levante por volta do ano 2000 a.C..
Atualmente, a maior comunidade judia no mundo depois de Israel é os Estados Unidos, com 5 165 019 judeus. Em outros lugares na América, há também populações significativas de judeus no Canadá, na Argentina e no Brasil, e menores populações no México, no Uruguai, na Venezuela, no Chile e em vários outros países.
Posição no IDH mundial: 16º lugar (o mais elevado no [Oriente Médio]). PIB agropecuária: 4,2% (1998). PIB indústria: 29% (1998). PIB serviços: 66,8% (1994).
14 de maio de 1948
As pesquisas desenvolvidas pelos cientistas israelenses têm contribuído para o avanço da agricultura, ciências da computação, eletrônica, genética, medicina, óptica, energia solar e vários campos da engenharia.
Estados Unidos
Entre 1901 e 2020, o Prêmio Nobel e o Prêmio de Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel foram concedidos 603 vezes a 962 pessoas e organizações. Com algumas pessoas recebendo o Nobel mais de uma vez, isso perfaz um total de 934 indivíduos e 28 organizações.
O prêmio é de responsabilidade da Fundação Nobel, e os vencedores de cada categoria recebem um diploma, uma medalha de ouro de 18 quilates e, para a edição de 2020, uma quantia de 10 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 6,3 milhões).
O Comitê Internacional da Cruz Vermelha foi o maior ganhador de prêmios Nobel. Foi agraciado em 1917, em 1944 e em 1963, quando completou 100 anos.
O processo de escolha do Nobel começa com os comitês de cada área, responsáveis pelo envio de cartas para cientistas, professores e acadêmicos de diversos países solicitando indicações para a premiação. Anualmente, os comitês recebem entre 200 e 300 indicados.
Em outubro, os membros da Academia votam e o candidato que recebe mais da metade dos votos é nomeado o ganhador do Prêmio Nobel de Literatura.
Alysson Paolinelli, guerreiro da paz, que o Nobel nos ilumine.
Alfred Bernhard Nobel
Alfred Nobel
Alfred Nobel (1833-1896) foi o criador do Prêmio Nobel. Foi um químico e industrial sueco que dedicou toda sua vida à técnica dos explosivos. Inventou a dinamite, a gelatina explosiva e outros detonantes. Alfred Bernhard Nobel nasceu em Estocolmo, Suécia, no dia 21 de outubro de 1833.
Dinamite
O Prêmio Nobel da Paz Em 1900, quatro anos após o falecimento de Alfred, foi criada a Fundação Nobel. Esta que anualmente destaca contribuições para o desenvolvimento da Química, da Medicina, da Física, da Literatura e da Paz.
10 de dezembro de 1896
Talvez nem todo mundo saiba, porém, que a premiação foi criada por Alfred Nobel, um químico e inventor sueco. Nascido em 21 de outubro de 1833 em Estocolmo, Nobel cresceu em São Petersburgo, a capital do Império Russo. Lá, seu pai, Immanuel Nobel, criou uma fábrica de ferramentas e explosivos.