Enquanto o plasma sanguíneo apresenta fibrinogênio, que está relacionado com o processo de coagulação, no soro, essa proteína está ausente. Na realização de exames de sangue, é necessário separar os elementos celulares do plasma.
A sorologia está relacionada ao estudo analítico do soro sanguíneo. De forma prática, o principal objetivo do exame de sorologia é identificar a presença de antígenos pertencentes a vários microrganismos e de anticorpos que são desenvolvidos como resposta à presença destes agentes infecciosos no sangue do paciente.
O plasma é composto por água, componentes orgânicos, inorgânicos, lipídeos, proteínas, dentro delas a Albumina, que é essencial para o corpo, além de fatores de coagulação e fibrinogênio. Já o soro nada mais é que o Plasma sem os fatores de coagulação e fibrinogênio.
O soro é obtido após a coleta, coagulação da amostra e posterior centrifugação, sendo que nenhum anticoagulante é utilizado. O objetivo é que haja a formação de coágulo, e nesse processo os fatores da coagulação, plaquetas e fibrinogênio são consumidos.
A diferença entre soro e o plasma é que o soro é o plasma sem fibrinogênio, liberado após a coagulação do sangue, enquanto o plasma é preparado para coagulação do sangue, e com função no sistema imunológico.
Plasma sanguíneo - É uma solução aquosa amarelada constituída de água, sais minerais e proteínas. Sua função é transportar essas substâncias pelo corpo. O plasma representa cerca de 55% do volume sanguíneo. A água constitui 95% de sua massa.
O soro são substâncias que contém anticorpos prontos para combater uma doença, toxinas ou venenos (de cobra, por exemplo). Ele é utilizado em casos em que o organismo não conseguiria produzir anticorpos específicos a tempo de combater o agente invasor.
Significado de Soro substantivo masculino Parte que permanece líquida após a coagulação de um fluido orgânico, especialmente o sangue. ... Soro antiofídico, soro contra o veneno das cobras. Soro fisiológico, solução salina de composição determinada e isotônica do plasma sanguíneo.
Soro fisiológico é uma solução isotônica em relação aos líquidos corporais que contem 0,9%, em massa, de NaCl em água destilada. Cada 100mL da solução aquosa contém 0,9 gramas do sal (0,354 gramas de Na+ e 0,546 gramas de Cl-, com pH = 6,0).
3. banal, insignificante, irrelevante, desimportante, irrisório, reles.
substantivo masculino Ação de começar, de iniciar alguma coisa; início. Primeira parte de algo; princípio: começo de um reinado, de uma época. Razão inicial de; origem, primórdio: começo de um projeto.
Significado de Início substantivo masculino Ação ou efeito de iniciar. Aquilo que se apresenta em primeiro lugar; que começa alguma coisa; princípio: o início daquele livro era difícil. O começo de algo que pode continuar; inauguração: o início de um projeto; o início de um relacionamento.
O contrário de verdade é: Contrário de veracidade: 1. mentira, inverdade, lorota, balela, engano, farsa, invenção, invencionice, fraude, embuste, embustice, dolo, má-fé, embromação, patranha, patarata, caraminhola, enredo.