Os bens móveis são carros, títulos, ações, computador, uma máquina, etc. Bens imóveis são lotes, casas, aptos. salas, edificações civis sobre um terreno, cujo controle pertence ao Cartório de Registro de Imóveis.
Um carro ou uma camisa, por exemplo, são tangíveis, enquanto um plano de negócios, embora possa ser documentado, tem existência incorpórea – logo, intangível. No universo contábil, diferenciar corretamente os bens é fundamental para a montagem de demonstrativos e para a própria prestação de contas.
São bens materiais ou tangíveis, exceto:
Definições: Ativos tangíveis da empresa são os bens de propriedade da empresa que são concretos, que podem ser tocados. São os imóveis, as máquinas, os estoques, etc. (capital físico e financeiro).
adjetivo Que não se consegue tanger; que não pode ser tocado; intocável. Que não pode ser percebido através do tato; impalpável. [Figurado] Que não apresenta características suficientes para ser percebido ou entendido; que tende a enganar a percepção ou o entendimento: texto intangível.
Ativos Intangíveis são ativos não físicos por natureza, ou seja, não podem ser tocados. Por exemplo, pense em uma empresa de serviços. ... For provável que os benefícios econômicos futuros esperados atribuíveis ao ativo sejam gerados em favor da entidade; Puder ter seu custo mensurado com segurança.
Uma das práticas mais aplicadas para mensurar contabilmente um ativo intangível é o fluxo de caixa descontado, que consiste em projetar os benefícios que a empresa terá no futuro com esse ativo. Essa técnica utiliza as receitas e despesas da organização, porém, de forma projetada para o futuro.
Ativo Não Circulante (continuação) São Intangíveis os bens que não podem ser tocados ou vistos, já que são incorpóreos (não tem corpo). Eles possuem valor econômico mas carecem de substância física (material), tendo o valor patrimonial nos direitos de propriedade imaterial que são conferidos a seus possuidores.
Para a mensuração do Ativo, os valores de troca foram enfocados sob duas óticas: sob a ótica dos registros a Valores de Entrada, considerando-se o Custo Histórico, o Custo Histórico Corrigido, o Custo Corrente, o Custo Corrente Corrigido, e os Valores de Saída em relação a Preços Correntes de Saída ou Valor Realizável ...
A mensuração de ativos, que é o processo que determina os valores pelos quais os elementos devem ser reconhecidos e apresentados nas demonstrações contábeis, envolve a utilização de uma base específica de mensuração. A partir desta base, serão feitos os ajustes necessários para que o ativo esteja com seu valor correto.
É o processo que consiste em determinar os valores pelos quais os elementos das demonstrações contábeis devem ser reconhecidos e apresentados no balanço patrimonial e na demonstração do resultado. Esse processo envolve a seleção de uma base específica de mensuração.
Esse processo envolve a seleção de uma base de específica de mensuração. Diversas bases de mensuração são empregadas em diferentes graus e em variadas combinações nas demonstrações contábeis, a saber: (1) custo histórico, (2) custo corrente, (3) valor realizável e (4) valor presente.
Os dois principais critérios para a mensuração são: Custo Histórico e Valor Justo.
O reconhecimento das receitas e gastos é um dos aspectos básicos da contabilidade que devem ser conhecidos para poder avaliar adequadamente as informações financeiras. ... O reconhecimento simultâneo das receitas e despesas, quando correlatas, é conseqüência natural do respeito ao período em que ocorrer sua geração.
Deve ser considerado o valor descontado da taxa de juros do período. De acordo com o Pronunciamento, a base de mensuração mais comumente adotada pelas entidades na elaboração das demonstrações contábeis é o custo histórico.
Mensuração subsequente de ativo intangível Nesse contexto, consideramos com vida útil indefinida aqueles ativos que podem ser usados indefinidamente por uma entidade, como muitas vezes é o caso das marcas. ... Trata-se da alocação sistemática do valor amortizável de ativo intangível ao longo da sua vida útil.
Por ser uma mensuração baseada em mercado, o valor justo é mensurado utilizando-se as premissas que os participantes do mercado utilizariam ao precificar o ativo ou o passivo, incluindo premissas sobre risco.
Demonstrações contábeis: quais são as obrigatórias, qual a relevância e como usar a seu favor