Os atos reflexos são respostas rápidas e involuntárias, isto é, independentes de nossa vontade, que nosso corpo gera diante de determinados estímulos. Essa resposta é gerada pela própria medula, o que significa dizer que a mensagem gerada pelo estímulo não precisa chegar ao cérebro para que uma resposta seja criada.
- Neurônio motor; - Sinapses; - Órgão efetuador. O conjunto dos elementos acima é chamado de arco reflexo.
No entanto, a medula espinhal não é apenas um caminho para conexões motoras e sensoriais entre o sistema nervoso periférico e o encéfalo, mas é responsável pela coordenação de reflexos sensoriais-motores.
Significado de Reflexo adjetivo Que se faz por meio de reflexão; refletido. Que não age diretamente; que se realiza indiretamente: influência reflexa. substantivo masculino Efeito da reflexão da luz, da cor de um corpo em outro.
Reflexo é definido como a resposta automática e involuntária que faz um ser vivo, na presença de um estímulo específico. Resposta reflexa geralmente envolve um movimento, mas pode também consistir em ativar uma secreção da glândula.
Sintomas de fotofobia Associada à fotofobia, outros sinais e sintomas podem ocorrer, como a vermelhidão no olho ou olhos vermelhos, visão turva ou “embaçada”, ardor ou ardência nos olhos, “inchaço ocular”, dor nos olhos, entre outros.
Os sintomas mais comuns da fotofobia são:
Esse desconforto é causado pelas células fotossensíveis da retina que não conseguem absorver esse excesso de luminosidade, daí a sensibilidade à luz. As pessoas que têm olhos claros têm maior tendência de terem sensibilidade à luz, por terem menor pigmentação nos olhos.
A fotofobia, também conhecida como sensibilidade à luz, é uma condição visual que faz com que a pessoa reaja quando seus olhos estão expostos à claridade (natural ou artificial), sendo esta intensa ou até mesmo regular.
O que é Fotofobia? Fotofobia ou sensibilidade à luz é uma condição em que a pessoa não consegue olhar diretamente para luz ou ficar em ambientes claros, pois os olhos são agredidos. É um sintoma comum que está associado a várias condições diferentes, desde pequenas irritações até emergências médicas graves.
Já a sensibilidade à luz, também conhecida como fotofobia, acontece principalmente com quem tem astigmatismo, por causa do formato da córnea. Ou seja, a luz entra e se dispersa na retina, dificultando o foco e causando incômodo.
Os chamados “halos” são uma espécie de contorno brilhante que aparecem ao redor de objetos luminosos, como por exemplo uma lâmpada. Esse sintoma aparece quando a pressão ocular está alta. Muitas vezes ele pode estar associado com dor e vermelhidão dos olhos.
Halos visuais ou aureólas visuais são círculos luminosos ou coloridos percebidos pela pessoa no entorno de estímulos visuais, como objetos ou luzes. A palavra halo provém do grego 'halos', que significa área. Costumam ser classificados como ilusões visuais ou fenômenos entópicos.
O que causa os "flashes" luminosos? Quando o humor vítreo traciona a retina, ela produz a sensação que estamos vendo "flashes" de luz. É um estímulo mecânico direto sobre a retina. Os mesmos efeitos podemos conseguir, quando fechamos e comprimimos o globo ocular.
O descolamento de retina geralmente tem como sintomas flashes de luz (fotopsias) no canto da visão e o aparecimento de “sujeirinhas flutuantes” (moscas volantes) na visão do paciente. Em casos mais grave o paciente pode perceber uma cortina fechando em sua frente, além de piora da visão.
Fotopsia é a presença de percepção de flashes de luz. Ele é mais comumente associado com posterior do vítreo desapego, a enxaqueca com aura, enxaqueca sem aura dor de cabeça, na retina, quebra ou o desapego, o lobo occipital do miocárdio, e privação sensorial (ophthalmopathic alucinações).
O descolamento de retina pode ser consequência de traumas, diabetes, distúrbios inflamatórios, ou simplesmente não aparentar uma causa subjacente, na maioria dos casos. Pacientes com miopia também estão mais propensos a adquirir o problema.
O Descolamento de retina é uma alteração que ocasiona o desprendimento da retina do Globo ocular, esse rompimento abrupto interrompe o recebimento de nutrientes da retina e promove a degeneração das células responsáveis por captar as imagens (luz).
Enxergar pontos luminosos sem olhar para a Via Láctea pode ser um sinal de que algo não vai bem. Apesar de a descrição soar quase poética, enxergar riscos ou feixes de luz repetidamente é sintoma de problemas variados, que vão de hipertensão arterial e enxaqueca a doenças oculares.