A doação em vida é a maneira legal de transferir bens, como por exemplo imóveis, sem que haja um processo de compra e venda. ... Os honorários advocatícios variam muito, mas podem chegar a até 20% do valor total do inventário, ou seja, realizando a doação em vida é possível economizar esse gasto.
Ela consiste em uma transmissão de bens para herdeiros ou terceiros. Diferentemente do testamento, o dono do patrimônio não tem a necessidade de guardar 50% do patrimônio para os seus herdeiros legais. Isso permite ao dono do imóvel mais liberdade na hora de escolher quem terá domínio sobre sua propriedade.
Para começar, a doação de bens em vida pode ser realizada por qualquer um que tenha idade superior a 18 anos e não esteja impedido judicialmente. É possível fazê-lo por escritura pública, instrumento particular ou até mesmo verbalmente, como no caso de bens móveis de pequeno valor.
Precisa declarar qualquer doação. A doação de dinheiro, veículos, imóveis ou outros bens e direitos deve ser declarada no Imposto de Renda 2021, tanto por quem fez a doação, como por quem a recebeu.
Como o donatário deve declarar Já a pessoa que recebeu o imóvel em doação deve incluir o novo bem na ficha de Bens e Direitos da sua declaração de imposto de renda 2021, com a identificação do nome e CPF do doador e a informação de que recebeu o imóvel via doação.