Os sinais, ou seja, as palavras, são articulados essencialmente pelas mãos e percebidos através da visão. Em uma língua de sinais, os sinais não são gestos. Os sinais são símbolos arbitrários, legitimados e convencionados pelos falantes de uma língua de sinais, assim como as palavras são em uma língua oral.
Na Libras, assim como em outras línguas de sinais, a marcação de tempo é expresso por meio de morfemas puros20-22, ou seja, não possui flexão verbal de tempo como ocorre na língua portuguesa.
Em LIBRAS não existe flexão de gênero, substantivos e adjetivos não tem marcação. Quando se apresenta algum substantivo dentro de determinados contextos, a indicação de sexo é feita pelo sinal "Homem/ Mulher", para pessoas e animais.
Sintaxe é a área de estudo que analisa a combinação das palavras para a formação de estruturas maiores (frases). Nesta disciplina serão abordados dois aspectos relacionados à sintaxe de LIBRAS: o uso de expressões faciais e a estrutura da frase.
Tipos de Frases na LIBRAS FORMA EXCLAMATIVA: sobrancelhas levantadas e um ligeiro movimento da cabeça inclinando-se para cima e para baixo. Pode ainda vir também com um intensificador representado pela boca fechada com um movimento para baixo.
Não é possível diferenciar uma frase exclamativa de uma frase afirmativa ou interrogativa. Em Libras não há frases, apenas sinais soltos. ... As expressões faciais diferenciam as frases afirmativas, interrogativas, negativas e exclamativas. Explicação: As línguas de sinais possuem expressões faciais afetivas e gramaticais.
Forma Interrogativa - sobrancelhas franzidas e um ligeiro movimento da cabeça inclinando-se para cima. Forma Exclamativa - sobrancelhas levantadas e um ligeiro movimento da cabeça inclinando-se para cima e para baixo.
As frases interrogativas ocorrem quando o emissor faz uma pergunta na mensagem. Podem ser diretas ou indiretas. As interrogativas diretas devem ser sinalizadas com ponto de interrogação, enquanto as interrogativas indiretas levam ponto final.
Para transformar uma oração afirmativa na interrogativa, usa-se o verbo auxiliar do antes do sujeito para os pronomes pessoais I, You, We, They e does para a terceira pessoa do singular (He, She,It). Observe os exemplos abaixo: Do I need it.